Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

QUEM PUXA O GATILHO



O CASO RECENTE DA DENTISTA CINTHYA MAGALY MOUTINHO DE SOUZA, QUEIMADA VIVA EM SEU CONSULTÓRIO POR UM BANDO DE ANORMAIS, DEIXA CLARO QUE NÃO É SÓ ARMA DE FOGO QUE MATA. BASTA DESEJO ASSASSINO E OPORTUNIDADE. A ARMA DE FOGO, POR SUA VEZ, É A QUE DÁ O PODER.  
SABE-SE QUE NÃO HAVERIA TRÁFICO OU TRAFICANTES SE NÃO HOUVESSE USUÁRIOS; NÃO HAVERIA ROUBO DE CARGAS SE NÃO HOUVESSE RECEPTADORES; NÃO HAVERIA TANTA IMPUNIDADE SE AS LEIS PENAIS AQUI FOSSEM MAIS DURAS E DE PRONTO APLICADAS.     
INTRIGA MUITO ONDE É QUE TUDO ISSO COMEÇA. A DESIGUALDADE SOCIAL, CITADA COMO PORTA DE ENTRADA PARA A MARGINALIDADE, NUNCA EXPLICOU ÍNDOLE E ESCOLHAS INDIVIDUAS. RESPONSABILIZA-SE A DROGA COMO CORRUPTORA DA MORAL DE SEUS USUÁRIOS E ATÉ CERTO PONTO ISSO PROCEDE. MAS DE NOVO NÃO JUSTIFICA A VIOLÊNCIA GRATUITA. 
SÓ CONSIGO RELACIONAR O EXCESSO DE VIOLÊNCIA HOJE COM O EXCESSO DE PODER ATRIBUÍDO À BANDIDAGEM. PODER DE ARMAMENTO DE FOGO, POIS SEM ELE NÃO HÁ QUADRILHA NEM FACÇÃO QUE SE SUSTENTE. E DE ONDE ESSE ARMAMENTO VEM? DO TRÁFICO DE ARMAS, DE QUARTÉIS, UMA VEZ QUE MUITOS SÃO DE EXCLUSIVIDADE MILITAR, DAS FRONTEIRAS, PELO CÉU, PELO MAR... SEI LÁ. SE HOJE EU QUISESSE MATAR ALGUÉM A TIRO, NÃO SABERIA ONDE ADQUIRIR UMA PISTOLA CLANDESTINA. MUITA GENTE, PORÉM, SABE.
FALA-SE MUITO DOS EXEMPLOS DE IMPUNIDADE, DA LEI QUE LIBERA DO DEPOIMENTO UM ASSASSINO CONFESSO POR NÃO HAVER FLAGRANTE. DISCUTE-SE MUITO A DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, A INEFICÁCIA DAS FUNDAÇÕES PARA MENORES E DOS SISTEMAS CARCERÁRIOS. TODOS ESSES ITENS SÃO RELEVANTES. NO ENTANTO, NÃO SE PODE ESQUECER A PRESENÇA DAQUELE RESPONSÁVEL, OU FACILITADOR, POR PUXAR O GATILHO. O FINANCIAMENTO DA VIOLÊNCIA É ALGO ANTIGO, QUIÇÁ O MAIS RENTÁVEL NO MUNDO. E PODE ESTAR SENDO PRATICADO, A QUALQUER MOMENTO, POR QUEM MENOS SE IMAGINA, UM DESSES RATOS MIÚDOS QUE SE MOVEM PELOS CORREDORES ESCUROS DAS INSTITUIÇÕES.

2 comentários:

  1. Boa Júlio....
    Acresceria ao seu ótimo texto uma pequena observação: ao invés de "um desses ratos miúdos", "muitos desses ratos miúdos".
    Eles estão em todos os locais e em todos os países.
    Em artigo recente na Folha de São Paulo, li que um dos maiores fornecedores de armas para os EUA, são justamente os fabricantes do nosso patropi...
    Comércio macabro onde alguns lucram e a imensa maioria apenas sofre as consequências.
    Um abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, tudo bem? Assisti ao vídeo da reportagem. É um vai e vem de armamento já sem nenhum controle, hein? Fico imaginando quantas sobras não derivam daqueles que já estão trocando de modelo de arma. Dá medo. Abração.

      Excluir