Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ENCONTRO COM MÁRCIO GREYCK


EIS QUE LIGO A TV NO PROGRAMA DO RATINHO E PEGO UM FIM DE ENTREVISTA COM O CANTOR MÁRCIO GREYCK, COM O ENDEREÇO DE SEU SITE APARECENDO NA TELA. IMEDIATAMENTE VOU PARA A INTERNET. GRATA SURPRESA: FOTOS, RELEASE, ETC., E ALGUNS DE SEUS SUCESSOS DISPONÍVEIS PARA SE OUVIR, INCLUINDO "IMPOSSÍVEL ACREDITAR QUE PERDI VOCÊ", CUJA LETRA EU NUNCA SOUBE COMPLETA.SEMPRE QUE RESOLVO ESCREVER SOBRE MÚSICA, MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE CANTORES, NÃO CONSIGO SER IMPARCIAL. PARTE SIGNIFICATIVA DO MEU GOSTO MUSICAL ESTÁ NA CANÇÃO ROMÂNTICA, QUE É A COISA MAIS DIFÍCIL DE DEFINIR, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSA MÚSICA SE ENCONTRA NUM LIMITE DE DISCUSSÃO SOBRE A SUA QUALIDADE. DAÍ VALE A PREMISSA: NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DISSO OU DAQUILO.BEM, MÁRCIO GREYCK É UM ARTISTA CONSAGRADO, E O QUE POSSO DIZER É QUE SUAS CANÇÕES POVOARAM MEU UNIVERSO DE CRIANÇA, MUITO ANTES DE EU CONHECER O CHAMADO AMOR ROMÂNTICO. FOI O PODER DA MÚSICA, SOMENTE DELA, COMO UM TODO: LETRAS, ARRANJOS E PRINCIPALMENTE A VOZ CANTADA DE MÁRCIO. OLHANDO FOTOS DELE, VENDO AS MARCAS DO TEMPO NELE, TENHO IMPRESSÃO PARECIDA COMO QUANDO REVEJO APARIÇÕES DA CANTORA PERLA, A PARAGUAIA, EM PROGRAMAS DO CHACRINHA: A FALTA DE NOÇÃO DESSES JOVENS SOBRE SUA PRÓPRIA JUVENTUDE ERA DAS COISAS MAIS PRECIOSAS. SIM, NÃO SE SABE O QUANTO É JOVEM ENQUANTO SE ESTÁ JOVEM. E DAÍ A VOZ É UM MILAGRE, POIS É MADURA E FORTE, COM NUANÇAS DE DOR NA INTERPRETAÇÃO, CONTRASTA MAS TAMBÉM SE COMPLEMENTA COM O SER MELANCÓLICO DAS LETRAS DAS CANÇÕES. MÁRCIO GREYCK, ENTÃO, FOI O PROTÓTIPO: BELEZA DELICADA, OLHAR TRISTE, COMO PERSONALIDADE ARTÍSTICA TOTALMENTE CONFORME. NÃO ESTOU AFIRMADO QUE ELE FOSSE MELANCÓLICO, APENAS O QUE TRANSMITIA PARA MIM.A GENTE, HOJE, TEM A OPORTUNIDADE ATÉ DE COMPARAR A QUALIDADE DAS LETRAS: "(...) HOJE MAIS UM DIA DE TRISTEZA PARA MIM PASSOU//NEM NO MEU OLHAR NADA SE ALEGROU//SINTO-ME PERDIDO NO VAZIO QUE VOCÊ DEIXOU//NADA QUERO SER//JÁ NEM SEI QUEM SOU(...)" É UMA VERDADEIRA REPRESENTAÇÃO, QUANDO SE OUVE A MÚSICA, DESSA TRISTEZA DO ABANDONO. QUEM JÁ PASSOU POR ISSO CONHECE BEM.OUVIR MÁRCIO GREYCK, PENSANDO NA MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA, NÃO TEM COMO NÃO RELACIONAR ÀS COISAS QUE TAMBÉM JÁ PERDI: A CRIANÇA, O JOVEM QUE FUI E O QUANTO DELES AINDA RESIDEM E RESISTEM EM MIM.TUDO ISSO ME CHEGA DE FORMA CONTUNDENTE POR EU TER VIVIDO NOS ARREDORES DA DÉCADA DE 1970. UM TEMPO PASSADO, SIM, MAS QUE PODERIA TER UM ESPAÇO MAIOR NO NOSSO UNIVERSO. COMO NA REGIÃO DO CAIS DA RIBEIRA NA CIDADE DO PORTO, ONDE NUM DOMINGO À NOITE TOCAVAM NUM RESTAURANTE AO AR LIVRE SUCESSOS DE ROBERTO CARLOS.QUANTO A MÁRCIO GREYCK, UM PASSEIO PELA MUSICALIDADE DA PROCURA, DO QUESTIONAMENTO QUE ANTES DE SER SINGELO É REALISTA: "(...) QUANTAS VEZES NÓS DISSEMOS 'EU TE AMO' PRA TENTAR SOBREVIVER (...)"; MAS COMO ROMANTISMO TAMBÉM ACREDITA NA FELICIDADE: "(...) SE ENCONTRE AINDA ALGUMA CHANCE DE JUNTAR VOCÊ, O AMOR E EU."
Fonte da Foto Site: http://www.marciogreyck.com.br/

8 comentários:

  1. Também tive o prazer de ter as músicas de Márcio em minha juventude. Ainda hoje ouço suas músicas e percebo o quanto esse artista tem o dom e talento de nos envolver.
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Bom, Mary, que vez ou outra podemos recordar. E nesses momentos a qualidade das músicas é uma eterna novidade. Mandei um e-mail na ocasião deste post pro Marcio e ele gentilmente leu o texto e respondeu. Abraço pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Além do abraço, ele poderia ter mandado um bj também...rsrs
    Valeu Julio!

    ResponderExcluir
  4. Marcio Greyck...que saudades desse cantor de voz serena, músicas romanticas, lindas...eu me lembro que assisti quando o Marcio apareceu no chacrinha cantando reencontro, em 82,eu tinha 17 anos e desde então, sou apaixonada por suas musicas...um artista tão completo como ele, que mesmo com o passar dos anos desperta tanto sentimento bom, deveria nos contemplar aparecendo mais vezes na tv.Que pessoa iluminada.
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  5. Então, Mary, o abraço quem te mandou fui eu. Eu deixei uma mensagem no site do Márcio quando escrevi sobre ele. E o próprio me respondeu por e-mail. Acredito que se ele lesse hoje teus comentários, mandaria um beijo, rsss.

    ResponderExcluir
  6. Elizabeth, o Márcio continua por aí dando show, viu? Não sei se é somente um, mas ele também tem um filho músico. O timbre da voz dele é bem marcante mesmo. Interessante que não se trata de uma voz leve no estilo bossa nova, mas tem essa marca da serenidade. Bom ano pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Balan, Maria do Carmo25 de maio de 2011 às 07:51

    POR FAVOR, EU TENHO UM COMPACTO SIMPLES DA MUSICA HÍSTÓRIA DE AMOR ...sou para vc Julieta eu par seu amante , seu compositor nas pares dos predios etc..porém já nãotenho como tocar pois não tenho mais o velho toca discos tem como enviare-me cópia .
    gosto muito e vivo procurando um geito para isso

    ResponderExcluir
  8. Olá. Eu não tenho material do Márcio Greyck, mas quem sabe você consegue alguma informação no site oficial dele: www.marciogreyck.com.br, Dá pra mandar e-mail pra ele, que é uma pessoa bem acessível. Procure também no Youtube, a gente acha coisas inacreditáveis lá. Abraço.

    ResponderExcluir