Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VOLTE, MANDAQUI 107P


EU CHEGUEI DE VIAGEM EM SÃO PAULO E LOGO ME JOGARAM A BOMBA: A LINHA MANDAQUI/PINHEIROS 107P JÁ ERA.
BOATOS FORTES E DESAGRADÁVEIS COSTUMAM SE CONCRETIZAR MAIS RÁPIDO DO QUE A GENTE PENSA. NEM TIVE TEMPO DE ASSINAR UM SUPOSTO ABAIXO-ASSINADO. PIOR PARA QUEM, COMO EU, MORA PRÓXIMO DO PONTO FINAL. 
ESSA LINHA, QUE NO INÍCIO ERA MANDAQUI/CASPER LÍBERO, PASSOU A MANDAQUI/PINHEIROS AINDA NA DÉCADA DE 1980. E DURANTE MAIS ALGUNS ANOS CONTINUOU SENDO OPERADA PELA ANTIGA CMTC (COMPANHIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES COLETIVOS) EM VEÍCULOS TRÓLEBUS (ÔNIBUS ELÉTRICO). 
ESSES "CHIFRUDOS", COMO ERAM CHAMADOS, TINHAM FAMA DE LENTOS, EMPATA-TRÂNSITO. SE FALTASSE ENERGIA, SE CHOVESSE MUITO, SE NUM CRUZAMENTO OS CABOS CAÍSSEM, TUDO CONTRIBUÍA PARA ATRASOS. 
SÓ QUE DEPOIS QUE PASSARAM PARA VEÍCULOS A DIESEL, A LINHA MANDAQUI/PINHEIROS 107P CONTINUOU "EMBAÇADA". UMA QUESTÃO DE CULTURA. CULTURA DA ANTIGA CMTC, DE FUNCIONALISMO PÚBLICO, DE ALGO QUE NUNCA PERDEU CERTO RANÇO: ÔNIBUS SEM HORA PARA SAIR, SEM HORA PARA CHEGAR, PORQUE O TRÂNSITO ISSO, PORQUE O TRÂNSITO AQUILO, PORQUE O COBRADOR DESTE HORÁRIO NÃO VEIO, PORQUE JÁ VAI SAIR... SEM FALAR NUMA PARCELA (EM OPOSIÇÃO A OUTRA BEM SIMPÁTICA) DE FISCAIS, MOTORISTAS E COBRADORES MALANDROS E MAL-EDUCADOS, MAFIOSOS MESMO. JÁ CHEGUEI A PRESENCIAR UMA MOTORISTA, HORÁRIO TARDE DA NOITE, BUZINANDO E BRECANDO SEGUIDAMENTE NUM FAROL FECHADO SÓ PARA ACORDAR O RAPAZ QUE DORMIA SENTADO NO BANCO DA FRENTE. ELA BRECAVA, BUZINAVA, GRITAVA E RIA COM A COBRADORA. UMA VERDADEIRA DÉBIL MENTAL. POR OUTRO LADO, PODER VIR À NOITINHA DA PAULISTA PARA CASA DIRETO, ERA UMA COMPENSAÇÃO PELOS MAUS MOMENTOS. 
SEGUNDO OUVI, FOI ALEGADO QUE A LINHA NÃO COBRIA MAIS OS CUSTOS, QUE A OUTRA LINHA TUCURUVI/CIDADE UNIVERSITÁRIA 107T FAZ UM PERCURSO PARECIDO E QUE A 107P ERA USADA POR MUITOS SOMENTE PARA SE DESLOCAREM ATÉ SANTANA. ESTRANHOS ARGUMENTOS. JÁ QUE TEM METRÔ, ESTAÇÃO TERMINAL, NO TUCURUVI, ACREDITO QUE PARA ESSE BAIRRO É QUE NÃO FARIA FALTA A 107T. E DA MESMA FORMA QUE MUITAS PESSOAS VÃO DO MANDAQUI ATÉ SANTANA, OUTRAS TANTAS VÃO DE SANTANA ATÉ O CENTRO, E DO CENTRO ATÉ PINHEIROS. NUM ÔNIBUS EM SÃO PAULO SEMPRE ENTRA GENTE.
SÃO PAULO, DO TAMANHO QUE É, E PELA QUANTIDADE DE PESSOAS QUE TEM, NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE SIMPLESMENTE ABRIR MÃO DE UMA LINHA DE ÔNIBUS. E O FATO DA LINHA MANDAQUI/PINHEIROS 107P NÃO TER SIDO, DIGAMOS, AMADA O TEMPO INTEIRO NESTAS DÉCADAS, NÃO SIGNIFICARIA UM DIA NÃO QUERÊ-LA NUNCA MAIS.

2 comentários:

  1. Além disso, o 107P era a única linha servindo o Jardim Paulistano. Hoje tive que ir à região, esperei mais de uma hora pelo ônibus e depois um outro motorista me falou que a linha não existia mais - tive que andar mais de 1 km da Faria Lima até o local por falta de linha de ônibus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paul, mesmo passados alguns meses, o fim dessa linha ainda causa reflexos. Um abraço, viu?

      Excluir