Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

CUIDAR DA VIDA



NOSSA GATINHA DE NOME PANDA FOI UMA SOBREVIVENTE. GATOS RESIDENTES AQUI NOS TELHADOS VIZINHOS, E TAMBÉM OS NOSSOS, COSTUMAM TER UM DESTINO CURTO: MORREM POR ENVENENAMENTO OU ATROPELADOS. DE ALGUNS NUNCA MAIS SE TEM NOTÍCIA, DAÍ SE DEDUZ QUE MORRERAM MESMO.
PANDA, COM ESSE NOME DE URSO, TINHA UMA PELAGEM MARROM ESPESSA, MAS MACIA, OLHOS GRANDES BEM AZUIS E ERA CARÃO. FILHA DE ÓRFÃ, MINHA MÃE RESGATARA TRÊS FILHOTES NEGROS NUM TERRENO BALDIO, PANDA HERDARA O JEITO ARISCO DA MÃE. PORÉM, COMO ERA MESTIÇA COM SIAMÊS, ELA SE ACHAVA. APESAR DE TER NASCIDO EM CASA, NO INÍCIO DA VIDA NUNCA DEU MUITA BOLA PARA NINGUÉM.
UM DE SEUS DOIS TIOS, O JAMES, LARGOU-SE PELO MUNDO, MAL AGRADECIDAMENTE, MISTUROU-SE AOS GATOS VIZINHOS E TERMINOU DESAPARECIDO. O OUTRO TIO, KIKO, BASTANTE DÓCIL, ERA O XODÓ DA PANDA E VICE-VERSA. NUNCA VI TIO E SOBRINHA SE DAREM TANTO, PARECIA INCESTO. DORMIAM JUNTOS, ESTAVAM SEMPRE SE LAMBENDO. O KIKO, PORÉM, TEVE UMA VIDA COMPLICADA: COM UMA CONJUNTIVITE CRÔNICA EM UM DOS OLHOS, NÃO TINHA AQUELA VIVACIDADE TÍPICA DOS FELINOS. TRATADA A DOENÇA, PARECEU OUTRO GATO, DE TÃO FELIZ. MAS EM SEGUIDA PEGOU UMA INFECÇÃO URINÁRIA FORTE. NOVO TRATAMENTO. FICOU BOM. DAÍ SUMIU.
É UMA PENA QUANDO NÃO SABEMOS A CAUSA DOS BICHINHOS DESAPARECEREM. ESSE GATO CERTAMENTE NÃO ABANDONARIA A CASA, ENTÃO, FICAM AS SUSPEITAS DE SEMPRE: ENVENENAMENTO, ATROPELAMENTO. PANDA, QUE JÁ NÃO TINHA MAIS MÃE, FICOU SOZINHA, REINOU NO TELHADO, ERA BEM BRIGUENTA, COM A GENTE FOI FICANDO MAIS PRÓXIMA, E VIVEU BASTANTE.
ENGRAÇADO COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO VÃO SE MOLDANDO À NOSSA ROTINA. CONSIDERANDO QUE GATO SÓ FAZ O QUE QUER, E TAMBÉM NÃO É GRUDENTO, CHEGA A UM PONTO EM QUE A CONVIVÊNCIA É PRAZEROSA NA SUA REPETIÇÃO. PANDA, EMBORA CASTRADA, TINHA SEUS HORÁRIOS DE IR PARA OS TELHADOS, GRITAR E SAIR NA PATA COM OUTROS GATOS, DE DORMIR, DE FICAR NO ENTREATO DE SUA SAÍDA PARA A NOITE APENAS PENDURADA NO PARAPEITO DA JANELA OLHANDO A MEIA ESCURIDÃO LÁ FORA. ÀS VEZES RECLAMAVA CARINHO, PRINCIPALMENTE QUANDO EU A CHAMAVA DE "COITADINHA" OU QUANDO QUERIA QUE MINHA MÃE A ESCOVASSE BASTANTE. AO CISMAR VINHA E SENTAVA NO COLO DA GENTE, ERA BASTANTE LEVE, E SE AJEITAVA RÁPIDO.
DOIS DOS MOTIVOS DELA TER SOBREVIVIDO TANTO ERA QUE NÃO COSTUMAVA SE ALIMENTAR DE NADA QUE NÃO FOSSE A SUA RAÇÃO, E DIFICILMENTE SAÍA PARA A RUA AO ENCONTRO DO PERIGO DE CARROS. POR OUTRO LADO NÃO ME LEMBRO DE TÊ-LA VISTO DOENTE, TALVEZ PORQUE TIVESSE SUA VIDINHA REGRADA OU UMA GENÉTICA BOA. LEMBRO-ME DE QUE EU CHEGAVA A PENSAR NISSO: TANTOS GATOS TINHAM PARTIDO E A PANDA CONTINUAVA AQUI, FIRME E SEMPRE LINDINHA, SEM DAR TRABALHO A NÃO SER AQUELA PREOCUPAÇÃO NOSSA SE ELA TINHA VOLTADO DA NOITE OU NÃO. E ENTÃO A ENCONTRÁVAMOS ENCOLHIDA NA SUA CAIXA, DORMINDO DE VELHO.
BEM, NUMA OCASIÃO FOI NECESSÁRIO MINHA MÃE LEVÁ-LA À VETERINÁRIA, POIS APARECEU COM A BOCA ESPUMANDO, NUM INDÍCIO DE ENVENENAMENTO. FOI TRATADA E, SEGUNDO A MÉDICA, O CONTATO COM A ÁGUA TERIA SIDO SOMENTE SUPERFICIAL, SEM BEBER, CASO CONTRÁRIO ESTARIA MORTA. DE OUTRA VEZ ELA NÃO TEVE A MESMA SORTE. APARECEU AGONIZANTE NO TELHADO NUMA MANHÃ DE DOMINGO, FOI RESGATADA, MAS MORREU SEM POSSIBILIDADE DE SER SOCORRIDA. IMAGINAMOS QUE ELA TENHA MORDIDO ALGUM RATO JÁ ENVENENADO.
MUITAS VEZES A VIDA DE UM ANIMAL, SUA TRAJETÓRIA GRACIOSA E TÃO PEQUENA, PODE SER COMPARADA À DE MUITAS PESSOAS: AQUELA TIA QUE VIÚVA E INDEPENDENTE VAI À MISSA SOZINHA; AQUELE JOVEM PAI QUE ANTES DE TOMAR CONDUÇÃO PARA O TRABALHO DEIXA OS FILHOS NA PORTA DA ESCOLINHA E À TARDE RETORNA; AQUELE SENHOR QUE EMBORA JÁ LENTO NAS PERNAS FAZ QUESTÃO DE DIARIAMENTE IR COMPRAR SEU JORNAL. É UM CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA NAQUILO QUE ELA TEM DE MAIS PRECIOSO: SIMPLESMENTE VIVER.
PANDA, CENTRADA NO SEU INSTINTO E NECESSIDADES, DEMONSTROU O SEU AMOR POR NÓS, FEZ COMPANHIA, TAMBÉM APRENDEU COM SUA PERDA, FOI BELA E MESMO PARA MORRER NÃO DESAPARECEU. PARTIU, PERTO DE NÓS, NÃO DEIXANDO DE DAR UM ADEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário