Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PROCRASTINADOR, PORQUINHO, PECADOR

relogio-labirintoPorco a brincar
Fontes:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/voce-e-um-procrastinador-ou-um-precrastinador
http://galeria.colorir.com/animais/a-quinta/porco-a-brincar-pintado-por-porquinho-254751.html
http://www.cosmovisaocrista.com/2013/01/deus-odeia-o-pecado-e-o-pecador.html


Eu já cometi o sacrilégio de afirmar que se você não mexe com a sujeira, ela não mexerá com você. Foi na crônica "Dica de Imundície". Hoje acredito estar curado. Uma mudança operou-se dentro de mim. Voltava eu da viagem de férias com parte do pensamento na casa e certo de que a encontraria em estado lastimável. Só de imaginar vinha o desgosto. A limpeza dela consumiria meus últimos dias de descanso.

Procrastinação é um pecado para se arrepender logo adiante. Por que não limpei? Porque se limpasse com frequência não precisaria agora morrer de limpar. A procrastinação perpetua o efeito da porquice. Não se quer ser porco, mas um adiamento induz a outros, e outros, até chegar num ponto irreversível. Vem o sentimento de incapacidade. "Não vou conseguir". E a única coisa que se faz é pecar mais.

Eu, confesso, fui contemplado com um milagre e uma atitude. Ao abrir a porta da sala assim que cheguei da viagem, deparei-me com a casa inteira limpa. Tinha sido minha mãe. Numa jornada de três dias, ela redimiu meu passado. Cerca de quinze dias depois fui praticar a manutenção. Menos sujeira no chão, limpa-se mais rápido. Menos poeira no móveis, limpa-se mais fácil. Assim a limpeza toda ficou em pouco mais de duas horas e meia.

Pensando melhor, acho que a minha cura significa "estar limpo" há um mês e meio, pois uma vez pecador não posso me gabar de ter alcançado imunidade total. Continuo achando o exercício da vassoura um saco, mas convicto de que viver na limpeza é muito melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário