Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

SÃO PAULO NÃO ANDA


SÁBADO RETRASADO, 17/08/2013, 13 HORAS, AVENIDA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA TRAVADA DOS DOIS LADOS. NENHUM ACIDENTE, APENAS EXCESSO DE CARROS. A GENTE COMEÇA A FICAR COM RAIVA DE QUEM TEM VEÍCULO. E SEM INVEJA NENHUMA, POIS TODOS ESTÃO PRESOS NA MESMA ARMADILHA. TRATAVA-SE DE UM DIA FRIO. NÃO HAVIA NENHUMA ALEGRIA CINTILANTE NO AR, AQUELA QUE O SOL CARREGA. E A VÉSPERA DO DIA DOS PAIS TINHA SIDO HÁ UMA SEMANA.

LUIS FERNANDO VERÍSSIMO JÁ ESCREVEU SOBRE 'UM ENGARRAFAMENTO QUE COMEÇOU NUMA TARDINHA DE SEXTA-FEIRA E NUNCA MAIS TERMINOU' *. JULIO CORTÁZAR APRESENTOU UM MUNDO TRANSFORMADO EM 'A AUTOESTRADA DO SUL'. 

NA VIDA REAL, A COISA É TRÁGICA. CONSIDERO ALGUNS LUGARES DA CIDADE COMO ZONAS MORTAS HÁ ANOS. SÃO RUAS E CRUZAMENTOS CUJO TRÂNSITO ESTÁ SEMPRE PARADO EM QUALQUER HORA DO DIA.

FACILIDADE EM SE FINANCIAR CARRO A PREÇO EXORBITANTE, SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO SEM OPÇÕES, SEM QUANTIDADE, SEM QUALIDADE, E A GENTE NUMA PRISÃO. IMPEDIDOS DE EXERCER OUTRO PENSAMENTO QUE NÃO SEJA O DO CÁRCERE EM PLENA LUZ DO DIA.

* TEXTO 'VOCÊ VAI VER', DO LIVRO 'ED MORT E OUTRAS HISTÓRIAS'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário