Páginas

sábado, 30 de março de 2013

PLANO ORIGINAL


EU ME LEMBRO QUE ANTES MESMO DE SER ALFABETIZADO, DECLAREI QUE SERIA ESCRITOR. EM OUTRO TEMPO, SEM NUNCA TER DITO A NINGUÉM, CRIEI UMA FANTASIA DE SER ATOR. COMO NUMA ESPÉCIE DE REALITY SHOW, DIA APÓS DIA EU IMAGINAVA ESTAREM ME ASSISTINDO. O FILME 'O SHOW DE TRUMAN' AINDA ESTAVA LONGE DE SER INVENTADO. ACHO QUE ESSA HISTÓRIA DE ME SENTIR ATUANDO PREENCHIA UM DESEJO AMBÍGUO OU DE VIVER OUTRA VIDA OU DE QUE A PRÓPRIA RECEBESSE A ATENÇÃO ALHEIA. QUEM SABE TAMBÉM FOSSE UMA SOLUÇÃO PARA MEU ACANHAMENTO, E TALVEZ QUISESSE CREDITAR IMPORTÂNCIA À MINHA ROTINA. CRIANÇA NÃO VERBALIZA, MAS, ACREDITO, JÁ APRESENTA E PRESSENTE ALGUNS DILEMAS DOS ADULTOS. 'ATUAR', HOJE SEI, FOI SOMENTE UMA VARIAÇÃO DE ESCREVER.  
AOS 10 ANOS DE IDADE, POR APTIDÃO E INFLUÊNCIA DE MEU AVÔ MATERNO, A MÚSICA ME CHEGOU COM TUDO E FICOU. TRANSFORMOU-SE EM GRADUAÇÃO E AMOR ETERNO. E SE APENAS DE AMOR NÃO SE VIVE, NUNCA SOUBE GANHAR DINHEIRO COM MÚSICA. ENTÃO HOJE SOBREVIVO NUM CARGO PÚBLICO.
O TRABALHO É MATÉRIA RELEVANTE NA VIDA DE UM CIDADÃO. NÃO PORQUE SEJA EXATAMENTE BOM OU RUIM. CREIO QUE DEVERIA, SIM, SER BOM E MOTIVO DE ORGULHO PARA TODOS. É RELEVANTE PELO TEMPO QUE CONSOME DA VIDA. É RELEVANTE PORQUE DÁ CERTO NORTE NO BOLSO E NA OBJETIVIDADE. POR OUTRO LADO, DIGO POR MIM, ÀS VEZES ROUBA O ESPAÇO DE UM SONHO: DESENVOLVER A CRIATIVIDADE SUBJETIVA.
MEU PLANO ORIGINAL FOI E CONTINUA SENDO A ESCRITA. ALGUMAS VEZES TENHO A SENSAÇÃO PLENA DE ESTAR CUMPRINDO COM ELE. EM OUTRAS, SINTO UM TOTAL AFASTAMENTO, QUASE UMA IMPOSSIBILIDADE. NA ROTINA DIÁRIA, NADA ONÍRICA, SÓ ME FALTA APRENDER ALGO SOBRE O PROPOSITADO: QUE PARA CADA PARADA HAVERÁ SEMPRE UM RECOMEÇO. NÃO HÁ NECESSIDADE DE ME PREOCUPAR ALÉM DA CONTA COM OS DESEJOS REAIS E PERENES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário