Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

GAL COSTA NO 'ESTÚDIO MTV', DNA INFINITO

VÍDEOS POSTADOS  NO YOUTUBE POR DALSONPRISCO100

GAL COSTA AO VIVO.
UMA OUTRA COISA. CHEGAR AO PRÉDIO DA MTV COMO CONVIDADO NÃO É ROTINA PARA MIM. MENOS AINDA PARA GRAVAÇÃO DE UM SHOW DA GAL. MAS EU ESTAVA LÁ. E MEU NOME NA LISTA, CORTESIA DA AMIGA MAYRA HAS, FOI RISCADO ASSIM QUE ENTREI PARA AGUARDAR NA ANTESSALA.
GENTE QUE ENTRA, QUE SAI, A BABY FACE CONHECIDA DE UM REBELDE, SALA LIBERADA, SENTEI-ME NO FUNDO. ALI, VENDO AS CADEIRAS SEREM OCUPADAS, FUNCIONÁRIOS SE DESLOCANDO PARA LÁ E PARA CÁ, CUIDADO COM O TRILHO, PENSEI NO QUANTO AS PESSOAS SE DESDOBRAM POR UM ARTISTA; TAMBÉM NO QUANTO ESSE ARTISTA DEPENDE DESSAS PESSOAS. MAS, VÁ LÁ, GAL É GAL, HAVIA UM ENTUSIASMO NO AR, MAYRA E GLAUCE CHEGARAM E O SHOW AFINAL COMEÇOU.
NÃO SEI DIZER O TEMPO DE DURAÇÃO DE UM SHOW, DE UMA VOZ, DA VOZ DE GAL COSTA. NÃO SEI O TEMPO DE DURAÇÃO DE UMA CARREIRA, DA VIDA ÚTIL DE UM ARTISTA, ENFIM, DA VIDA DE UM ARTISTA. 
MAS VENDO GAL COSTA CANTAR SUCESSOS ANTIGOS E RECENTES NO MESMO CALIBRE, NA MESMA PRECISÃO DE ANOS E ANOS DE ESTRADA, NÃO TIVE COMO NÃO FICAR MARAVILHADO. ENQUANTO MUITOS SE DEGRADAM NO PRÓPRIO TALENTO, DESAPARECEM, MORREM, GAL COSTA MOSTRA-SE NUM DNA INFINITO DE NUANÇAS NA VOZ, NA INTERPRETAÇÃO. TUDO O QUE É BOM NUMA CANTORA PERMANECE COM ELA. TUDO O QUE PODE SER MELHORADO, MELHORA NELA, ACOLHENDO RITMOS COMO O FUNK, OU DESTILANDO NUMA LETRA DADOS MELANCÓLICOS DA PRÓPRIA PASSAGEM DO TEMPO. 
GAL COSTA AO VIVO É UMA OUTRA COISA. É UMA VOZ DE UMA CLASSE QUASE LÍRICA, NÃO FOSSE UMA VOZ BAIANA, UM SOTAQUE BAIANO, UMA ARTISTA BAIANA QUE, JUNTOS COM OUTROS, UNIVERSALIZOU UMA LINGUAGEM REGIONAL. GAL COSTA, DE POUCAS PALAVRAS, QUE, CONFORME DECLARA, SEU NEGÓCIO É CANTAR, REVELA-SE ENGRAÇADA COM ALGUMA DECLARAÇÃO BANAL NO INTERVALO. DEPOIS RETORNA AO CANTO. 
AO FINAL DO SHOW, MARCADO POR INTERPRETAÇÕES DE 'MÃE', 'O AMOR' E 'MIAMI MACULELÊ', JUNTO-ME AO CORO DE APLAUSOS. GAL, AO ABANDONAR O PALCO, PASSA POR NÓS DEIXANDO O SEU SORRISO. É UM MISTO DE CONTENÇÃO E SERENIDADE. CANTANDO, NO ENTANTO, COMO BRISA OU VENTO, GAL COSTA É OUTRA COISA. VEM, PLANTA SAUDADE E VAI. 

2 comentários:

  1. A minha afinidade com você,Julio,aprofunda-se também por sua admiração à essa que pra mim,ainda é a maior cantora do Brasil.Não pude resistir em minha visita primeira ao BLOG CENTRAL,em fazer dessa,a minha primeira leitura neste site.Eu amo Gal Costa.
    Ela foi é será para sempre minha "voz guia".Tudo que sei como cantor(se é que sei algo como cantor...)vem de seu canto puro,do tratamento impecável que dá às palavras,do bom gosto de seu repertório.
    Tenho todos os seus discos e fico encantado de meu novo amigo curtir tanto essa
    cantora que eu amo e acompanho há tanto tempo...
    Linda crônica,grande homenagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge. Que bom que gostou. Ao vivo a gente percebe melhor tudo isso que vc disse da Gal. Ela impressiona também pelo tempo que tem de carreira. Obrigado pela visita. Abração.

      Excluir