Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

RETRATOS DE UMA QUINTA-FEIRA


MANHÃ.
DOIS ENGRAÇADINHOS, NO PONTO FINAL DO ÔNIBUS, ENTRAM PELA PORTA DE TRÁS SEM PAGAR. O COBRADOR, JÁ DO LADO DE FORA, VÊ E CONVOCA SEM RANCOR OS APRENDIZES DE MARGINAIS A DESCER E ENTRAR PELA FRENTE. UM DELES AINDA VAI POR DENTRO DO ÔNIBUS ATÉ A CATRACA, MAS O COBRADOR REPETE: PELA FRENTE. ELES OBEDECEM DISFARÇANDO A VERGONHA. O QUE MAIS IRRITA NESSE TIPO DE ESPERTEZA É O FATO DE FICAREM RINDO. RIEM DOS OUTROS TRÊS AMIGOS E DOS DEMAIS IDIOTAS QUE PAGARAM A CONDUÇÃO. TAMBÉM ONTEM ELES TINHAM FEITO ISSO E NÃO PEGOU NADA. HOJE 'SIFU'.

TARDE.
O MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO PARA LOGO APÓS O PONTO DE ÔNIBUS. O MOTIVO? VAI ESPERAR SAIR A PIPOCA QUENTINHA DO VENDEDOR NA CALÇADA. E ESPERA NUMA BOA. SAI DO CARRO, FAZ GESTOS PROVOCATIVOS PARA OS MOTORISTAS QUE BUZINAM. A PISTA É DUPLA E ESTREITA, MUITOS COLETIVOS CIRCULAM NESTE HORÁRIO. HÁ UMA MULHER NO BANCO DA FRENTE. DEVE TER MUITO ORGULHO DESSE MOTORISTA.

NOITE.
NO PONTO DO ÔNIBUS EU DOU SINAL PRO PINHEIROS 107T. O MOTORISTA PARA BEM ANTES DO LUGAR ONDE ESTOU. É UM TRUQUE DE VIADINHO. FAZER A GENTE DAR UNS PASSOS A MAIS, COM AQUELA CORRIDINHA, PRA EMBARCAR. COMIGO NÃO COLA. VOU DEVAGAR. 
LEMBREI AGORA QUE EM OUTRO DIA UM PRÉ-'ABORRECENTE' DEU SINAL PRO ÔNIBUS NO QUAL EU ESTAVA. O MOTORISTA PAROU, ABRIU A PORTA, O MOLEQUE BOTOU UM PÉ NO PRIMEIRO DEGRAU, PEDIU UM MINUTO, AMARROU O CADARÇO E NÃO EMBARCOU. MOTORISTA DE ÔNIBUS TAMBÉM É 'TIRADO'.

CONTINUANDO COM O MOTORISTA LÁ DE CIMA. UM COLEGA SEU DE OUTRA LINHA DÁ-LHE UMA BELA FECHADA. O BICHO EMBRAVECE. VAI NO ENCALÇO E, NUM FAROL, PARA DO LADO ESQUERDO DO OUTRO ÔNIBUS. ABRE A PORTA E VAI SOLTAR UNS DESAFOROS QUANDO O MOTORISTA CORTADOR ARRANCA. O BICHO, ENTÃO,  FICA MAIS TIRIRICA AINDA. PEDE PRO COBRADOR ANOTAR O PREFIXO E DAÍ SAI CORTANDO TODO MUNDO, FAZENDO COM OS OUTROS O QUE FIZERAM COM ELE. UM CARRO DE PASSEIO QUE ELE CORTA, RESOLVE CORTÁ-LO TAMBÉM. É BUZINADA E CHACOALHADA DE FREIO COM ACELERADOR AO MESMO TEMPO. QUANDO ELE FINALMENTE ALCANÇA DE NOVO O OUTRO ÔNIBUS, FAZ UNS XINGAMENTOS TÃO MICHOS QUE EU NÃO ACHO GRAÇA. SERÁ QUE QUERO VER SANGUE?

MAIS À FRENTE UM HOMEM, PARADO NO PONTO DE ÔNIBUS, APROVEITA PRA ALUGAR ESSE MESMO MOTORISTA. FAZ UMAS PERGUNTAS E DEPOIS, DE FORMA ARROGANTE, PROTESTA: 'MAS ENTÃO NÃO TEM NENHUMA LINHA AQUI QUE PASSE NA CARDEAL ARCOVERDE?' O MOTORISTA FECHA A PORTA NA CARA DELE E ARRANCA. PASSAGEIRO FOLGADO TEM EM TODO LUGAR. E ESSE NEM EMBARCOU.

ANTES DE ENTRAR NA AVENIDA TIRADENTES, O MOTORISTA DEVE MANTER-SE MAIS À ESQUERDA DA PISTA. EM FUNÇÃO DO TRÂNSITO, NÃO DÁ. ENTÃO, IMPONDO-SE PELO TAMANHO, ELE FECHA VÁRIOS CARROS QUE PRETENDEM SEGUIR PELA AVENIDA DO ESTADO. MAIS BUZINADA E XINGAMENTOS.

JÁ NA AVENIDA TIRADENTES, O MOTORISTA NÃO DÁ PASSAGEM DE JEITO NENHUM PRA LINHA ALTERNATIVA AZUL QUE QUER ULTRAPASSÁ-LO. VÃO ALI NO LIMITE, TIRANDO UMA FINA UM DO OUTRO E ELE, COM AQUELA VOZ DE PIRADO, QUANDO A GENTE FALA COM A GENTE MESMO: 'QUER ENTRAR, QUER ENTRAR? AQUI VOCÊ NÃO VAI ENTRAR'. FREADAS E CHACOALHADAS, O OUTRO MOTORISTA NÃO CONSEGUE MESMO ENTRAR. ENTÃO O TIRIRICA ME PARECEU VINGADO. DIA DURO, HEIN, VÉI? TÁ PRECISANDO DE FÉRIAS.

EU ESTAVA INDO PRO CENTRO. NA VOLTA, ÔNIBUS MAIS LOTADO, ESTACIONO NO DEGRAU DAQUELA PORTA QUE NÃO VAI ABRIR. ASSIM DÁ PRA FICAR SOSSEGADO. UMA PERNA NO DEGRAU DE BAIXO E A OUTRA NO DE CIMA, DOBRADA, PRA DAR EQUILÍBRIO. ALGUNS PONTOS DEPOIS SOBEM DUAS GORDAS E FICAM COBIÇANDO O ESPAÇO QUE SOBROU NO DEGRAU. NÃO VÃO CABER ALI. UMA DELAS FALA QUE A PERNA DO HOMEM, NO CASO EU, ESTÁ LÁ. RESISTO À TENTAÇÃO DE DIZER QUE BASTA OLHAR, NAQUELE BURACO NÃO CABE NENHUMA BALEIA. MAS ESTRESSADO ESTAVA O MOTORISTA DA IDA. EU TÔ DE BOA. 

AH, SIM, E NO SÁBADO PASSADO, NOITE, QUANDO EMBARQUEI NUMA OUTRA LINHA, VI UM CIDADÃO AO CELULAR CONTANDO A ALGUÉM SOBRE UMA 'TRETA' QUE ACABARA DE TER COM O COBRADOR E O MOTORISTA. DEPOIS DE DESLIGAR O FONE, PRA PROVOCAR MAIS, FINGIU FOTOGRAFAR OS DOIS. ERGUIA O CELULAR PRO ALTO, COM AS MÃOS DE BÊBADO, SÓ NO CLIC. QUANDO O ÔNIBUS ENTROU NUMA RUA ESCURA E DESERTA, O MOTORISTA DESCEU E ENTROU NA PARTE DE TRÁS. PERGUNTOU SE O CARA ESTAVA LHE TIRANDO, DEU-LHE UMAS BARRIGADAS E O MANDOU PRA FORA. JÁ NA CALÇADA, DIVERSAS VEZES FEZ POSE DE LUTADOR ENQUANTO O PASSAGEIRO AMEAÇAVA TIRAR UMA ARMA INEXISTENTE DA CINTURA. NA VERDADE NÃO CHEGARAM A TROCAR NEM UM SOCO. FOI COMÉDIA. MAS DESSA VEZ, PELO NERVOSISMO DO MOTORISTA, DE FATO DEU UM POUCO DE MEDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário