Páginas

domingo, 3 de março de 2013

TRAGÉDIA NA BOATE KISS: VÍTIMAS E DIAS CONTADOS


LEVARÁ CERTO TEMPO, MAS AOS POUCOS MENOS NOTÍCIAS SOBRE O INCÊNDIO NA BOATE KISS SERÃO VEICULADAS NA MÍDIA. RESTARÃO AS DORES, OS TRAUMAS, AS LONGAS E PENOSAS BATALHAS JUDICIAIS, AS INOCENTAÇÕES OU CONDENAÇÕES.
EU PERGUNTO: PODEMOS AFIRMAR QUE HOJE SOMOS UM OUTRO PAÍS EM TERMOS DE NORMAS DE SEGURANÇA? PODEMOS DIZER QUE A MORTE DE TANTOS JOVENS PROMISSORES SERVIU DE EXEMPLO PARA NUNCA MAIS DEIXARMOS DE CUMPRIR A NOSSA PARTE? EU RESPONDO: NÃO. INFELIZMENTE NÃO. 
TODO ESSE MUTIRÃO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DE CASAS NOTURNAS, A PRINCÍPIO BEM-INTENCIONADO, NÃO É PÁREO PARA SE MUDAR UMA CULTURA. VOU CHAMAR AQUI DE 'A CULTURA DO BURACO'. BURACO ENTRE UM 'SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIO (SIG-PI)' (USADO, CONFORME LI, PARA LUGARES PEQUENOS, DE POUCO RISCO DE INCÊNDIO) E UM ALVARÁ DO CORPO DE BOMBEIROS. BURACO ENTRE UM ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO VENCIDO E UMA FISCALIZAÇÃO NÃO EFETIVADA. BURACO ENTRE UMA LOTAÇÃO EXCEDIDA E OUTRA FISCALIZAÇÃO NÃO EFETIVADA. BURACO ENTRE UMA PLANTA APROVADA E ALTERAÇÕES NO TETO QUE CONTRIBUÍRAM PARA O INÍCIO DO INCÊNDIO. 
VAMOS ENTENDER QUE, SE A RESPONSABILIDADE POR ALVARÁS É DA PREFEITURA, ENTÃO UM COMÉRCIO COM ALVARÁ VENCIDO DEVERÁ SER FECHADO IMEDIATAMENTE PELA PREFEITURA. NÃO TEM COMO A PREFEITURA DIZER QUE NÃO SABIA. AH, SIM, FALTA EFETIVO PARA ESSA FISCALIZAÇÃO? ONDE EXATAMENTE ESTÁ O BURACO?

AGORA, QUE ME PERDOEM, FAREI AQUI O ADVOGADO DO DIABO. SEM DÚVIDA, MUITAS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADE NESSA TRAGÉDIA. MAS OS PRIMEIROS A SEREM RESPONSABILIZADOS DEVERIAM SER OS ÓRGÃOS PÚBLICOS NA FIGURA DE SEU PREFEITO E GOVERNADOR. NÃO ESPECIFICAMENTE CULPAR UM BOMBEIRO, OU UM FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA. ESSES ÓRGÃOS, EM CONJUNTO, FALHARAM, DEIXARAM DE CUMPRIR COM A SUA OBRIGAÇÃO. E QUEM TRABALHA NESTE PAÍS SABE BEM: A NOSSA OBRIGAÇÃO-O NOSSO IMPOSTO-JÁ É DESCONTADA EM FOLHA, NÃO HÁ COMO FUGIR. PODEMOS E DEVEMOS, COMO CIDADÃOS, SER FISCAIS, MAS NÃO É OBRIGAÇÃO DE NINGUÉM SAIR OBSERVANDO A LOTAÇÃO OU A QUANTIDADE DE SAÍDAS DE EMERGÊNCIA DE UMA BOATE. PAGAMOS PARA VIVER COM UM MÍNIMO DE SEGURANÇA.
QUANTO AOS DONOS DA BOATE, AOS MÚSICOS DA BANDA, IMPRUDÊNCIA, GANÂNCIA E TODOS OS ADJETIVOS É POUCO PARA O QUE TERÃO QUE RESPONDER. NÃO JUSTIFICO, SEQUER SOU CONHECIDO DE ALGUM DELES, TAMBÉM NÃO GOSTARIA DE ESTAR NA PELE. PORÉM, RESPEITANDO TODAS AS DORES, NEGLIGÊNCIA E/OU ATO CRIMINOSO NÃO DÃO CONTA DE TANTAS PERDAS.

FOI NO MÊS DE DEZEMBRO PASSADO QUE FIZ AQUI EM SÃO PAULO UMA DENÚNCIA SOBRE UM COMÉRCIO IRREGULAR COM RELAÇÃO À SEGURANÇA E À HIGIENE. JÁ ESTAMOS EM MARÇO E A ÚNICA COISA QUE MUDOU NO AMBIENTE FORAM AS SINALIZAÇÕES. SIM, POR CONTA DA TRAGÉDIA NA BOATE KISS. DE RESTO, O LOCAL CONTINUA PODRE DE SUJO E COM SAÍDAS OBSTRUÍDAS. NO CASO DE UM INCÊNDIO, QUEM SERÁ  RESPONSABILIZADO?

TODO O CALOR DA DISCUSSÃO SOBRE A TRAGÉDIA DA BOATE KISS, AOS POUCOS SE APAGANDO COMO AS PRÓPRIAS CHAMAS, INFELIZMENTE CORRE O RISCO DE ENTRAR NO ROL DO ESQUECIMENTO E DA IMPUNIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário