Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

HEBE CAMARGO E OUTRAS MORTES


EU CREIO QUE SEJA DA MINHA FORMAÇÃO ENXERGAR COM RESERVA ÍCONES, ÍDOLOS E UNANIMIDADES.

HEBE CAMARGO, POR SUA VEZ, FOI UMA FIGURA DIFERENCIADA. COMO PERSONALIDADE, PRA MIM ESCAPA DE COMENTÁRIOS E RÓTULOS MUITO DIGRESSIVOS. ELA PARECIA, SIM, UMA TIA OU PRIMA ALEGRE QUE ÀS VEZES INVADISSE PELA TELA A NOSSA CASA. É VERDADE QUE NEM SEMPRE ESTIVEMOS DISPONÍVEIS PRA ESSA 'PARENTE' VIRTUAL, MAS SE MUDÁSSEMOS DE CANAL ISSO NÃO FARIA A MENOR DIFERENÇA NUMA ESCALA NACIONAL.

TENHO UMA AMIGA E UM AMIGO, NÃO IRMÃOS, QUE PERDERAM O PAI NOS ÚLTIMOS DIAS. PERDA PRÓXIMA, REAL, DE SANGUE; PERDA PARA PESSOAS ANÔNIMAS QUE CONDUZEM A VIDA, A FAMÍLIA, O TRABALHO. E FOI A MINHA AMIGA, A PRIMEIRA A PERDER O PAI, QUEM ME CONTOU DA MORTE DO PAI DO NOSSO OUTRO AMIGO. ELA JUSTAMENTE ESTAVA NO ENTERRO NO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ QUANDO LHE TELEFONEI POR ACASO. 
MEIO SURPRESO, PENSEI DE FORMA ALEATÓRIA QUE PODER IR A ENTERRO NO MEIO DA SEMANA É PRIVILÉGIO DE QUEM NÃO TRABALHA, OU TRABALHA EM HORÁRIO FLEXÍVEL. DEPOIS, DE FORMA NÃO ALEATÓRIA E MAIS TRISTE, PENSEI QUE PODER IR A ENTERRO NÃO É BEM PRIVILÉGIO NEM MALDIÇÃO. MAIS TARDE, DE FORMA ORDENADA, CONCLUÍ QUE NÃO TER SIDO AVISADO DESSE SEGUNDO FALECIMENTO, É PORQUE HÁ TEMPOS EU E ESSE AMIGO NÃO SOMOS MAIS TÃO PRÓXIMOS. 
TER FALADO COM MINHA AMIGA NA HORA DO SEGUNDO ENTERRO FOI UMA LIÇÃO DE COINCIDÊNCIA. PUDE CONSTATAR QUE ELA SEGUIA EM FRENTE DANDO APOIO AOS OUTROS; PUDE ME SOLIDARIZAR, MESMO NO SILÊNCIO E NA DISTÂNCIA, COM AQUELE QUE UM DIA FOI MUITO MEU AMIGO. E AINDA QUE EU NÃO TENHA SIDO COMUNICADO, A VIDA COMUNICOU.    

EIS, ENTÃO, QUE O TAMANHO DAS PERDAS SEGUE UMA HIERARQUIA NADA OBJETIVA. E PRA SE FALAR DISSO TALVEZ FOSSEM NECESSÁRIAS AS PALAVRAS SIMPLES DAQUELA TIA OU PRIMA, COMO UMA HEBE CAMARGO. PORÉM, PARECE QUE ESSAS 'PARENTES' ANDAM AUSENTES OU TAMBÉM JÁ SE FORAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário