Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

MINHA DENTISTA E O PESO DA MEDIDA


MINHA DENTISTA ANDOU SOFRENDO DORES PÓS-CIRURGIA ESTÉTICA.
SE ALGUÉM ESTIVER CURIOSO, QUE PERGUNTE A ELA QUAL FOI A 'REFORMA'. É QUE NÃO SOU ESSE TIPO DE FOFOQUEIRO (?). SÓ AFIRMO NÃO TER O PESO DE UMA PAMELA ANDERSON, O PIVÔ QUE ME ANIMOU A ESCREVER MINHA PRIMEIRA CRÔNICA COM A DOUTORA ELIANE.
ENFIM, TUDO TEM SEU PREÇO. ALGUNS BUSCAM AUMENTAR AS MEDIDAS; OUTROS, DIMINUIR. ASSIM, PESO E MEDIDA SE CONFUNDEM: MAIS PEITO AQUI PRA FICAR MAIS SEXY, MENOS GORDURA ALI PRA FICAR MAIS ELEGANTE, NOVO DESENHO ACOLÁ PRA, ENFIM, FICAR BONITA. OUTROS PESOS E MEDIDAS SÃO AQUELES QUE COMPÕEM AS PESSOAS E NOS FAZEM LEMBRAR DELAS. PESO E MEDIDA DAS PALAVRAS, DAS IDEIAS, DAS OPINIÕES E, PRINCIPALMENTE, DA MANEIRA DE SER.
POR ISSO DE NOVO LEMBREI-ME DA DOUTORA. ENTRE A MEDIDA DE SEU DESEJO ESTÉTICO E ELA PRÓPRIA, POSSO DIZER QUE A LINHA DE SUA HUMANIDADE TEM UM PESO MAIOR. NÃO RARO ESTAMOS DISCUTINDO OS ASSUNTOS MAIS DIVERSOS. VEM A AGULHADA, O RONCO DAQUELE MOTOR ATERRORIZANTE, E HÁ ESPAÇO PRA REFLEXÕES E MUITAS RISADAS. SEM NUNCA PERDER A DISCRIÇÃO E A DELICADEZA, DOUTORA ELIANE, QUE DECLARA TER A MÃO PESADA QUANDO ESTÁ "DISSECANDO" OS PACIENTES, CONSEGUE SER LEVE E ESPONTÂNEA EM COMENTÁRIOS E PERGUNTAS;  TAMBÉM ENGRAÇADA QUANDO O COMENTADO NÃO MERECE ASSIM TANTOS DEDOS. COMO TÍPICO EXEMPLAR FEMININO, FALA BASTANTE. E, CONFESSO, É DAS POUCAS QUE NÃO ME CANSAM. FALA PENSANDO, PENSA FALANDO, VOLTA ATRÁS NUMA IDEIA, DEIXA CLARO QUE NÃO TEM CERTEZA, EXPÕE SEUS MEDOS, ANGÚSTIAS, AS COISAS QUE NÃO ENTENDE, AQUELAS COISAS QUE A DEIXAM PERPLEXA. CONTRASTANDO COM SEU TIPO FÍSICO MAIS FRANZINO, A VOZ FIRME NÃO DEIXA DÚVIDA QUANTO À PERSONALIDADE.    
TENHO PENSADO QUE EM NOSSO ROL DE CONVIVÊNCIAS ÀS VEZES A GENTE PODE APRENDER UMA COISA PELA OUTRA. NÃO RARO ABSORVEMOS O CONHECIMENTO, A EXPERIÊNCIA DO OUTRO; NÃO RARO REJEITAMOS JUSTAMENTE A ESSÊNCIA DO OUTRO. O PESO DA MEDIDA DE UMA PESSOA PODE ENSINAR A SERMOS, SEM MEDO, MAIS NÓS MESMOS. COM A LEMBRANÇA DE UMA OU OUTRA FALA QUASE ATROPELADA DA DOUTORA ELIANE, CREIO QUE É ISSO QUE COM ELA  TENHO APRENDIDO. E QUANDO PENSO NA MINHA DENTISTA, INCLUO-A NA LISTA DE PESSOAS QUE NASCERAM PRA SER, SIMPLESMENTE SER.
EU, DE OUTRA FORMA, ACHO QUE NASCI PRA DIZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário