Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A MULHER DE BATOM


É UMA QUESTÃO DO GESTUAL.
A FORMA COMO PASSA O BATOM. O JEITO COMO O LÁBIO INFERIOR AJUDA A ESPALHAR NO SUPERIOR. A LÍNGUA QUE, DISTRAÍDA, DESLIZA JUNTO. E UMA VEZ PASSADO O BATOM, O BRILHO DE SATISFAÇÃO NO OLHAR: PELA COR, PELO PODER, POR ALGUMA COISA QUE AINDA VAI CHEGAR.
DEPOIS DISSO A MULHER DE BATOM FICA IGUAL ÀS OUTRAS. E DIFERENTE DE TODAS. ESPALHADA PELA CIDADE, NAS RUAS, NAS LOJAS, A MULHER DE BATOM É UM DESMEMBRAMENTO DE VONTADES. NÃO HÁ NADA MAIS MÍTICO E INCOMPLETO DO QUE UMA MULHER DE BATOM. NÃO HÁ NADA QUE CULTURALMENTE MAIS A DIFERENCIE DOS HOMENS. É PRA FICAR BONITA? É PRA SEDUZIR? PRA DESVIAR A ATENÇÃO? QUEM SABE PRA NADA DISSO.
A MULHER DE BATOM É ALGUÉM QUE EXERCE SUA INDEPENDÊNCIA FEMININA. ALGUÉM QUE DESFRUTA DO PODER DO DETALHE. ALGUÉM CUJO TRONO EM FRENTE AO ESPELHO É SIMBÓLICO E ACONCHEGANTE. ALGUÉM COM INTENÇÕES NÃO EXPLÍCITAS DE 'SAIR DE SI MESMA'. E, VISTA DE PERTO OU DE LONGE, ESTÁ ALÉM DO GOSTO E COMENTÁRIO ALHEIO. MESMO PORQUE PODE, A QUALQUER MOMENTO, MUDAR DE COR DE BATOM. 
ESCONDIDA NO TOALETE OU ESCANCARADA NO SEMÁFORO, LIMPA UM E ESPALHA O OUTRO, UM RUBRO MAIS DIABÓLICO, TRANSFORMANDO-SE EM OUTRA MULHER.

2 comentários:

  1. lindo texto!! E concordo contigo, porém, confesso que nunca consegui ser uma mulher de batom. Mesmo já tendo escutado até de misticos que a boca ( minha) era minha melhor expressão, do conjunto. Não me venho de batom, não me consigo com cores na boca, isso, desde pequena. Não sei em que ponto eu e o espelho não nos aceitamos... até o momento, acho que é só no batom mesmo.
    Beijos... e vou repensar o assunto. Depois de falo se consegui.

    ResponderExcluir
  2. Débora, como uma mulher completa, vc está liberada de usar batom, rsss. Mesmo porque usa esmalte, que tb é um detalhe de expressão. Da próxima vez escreverei "A Mulher de Esmalte".

    ResponderExcluir