Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PASSAGEM DE IDA PARA OS POLÍTICOS





OS POLÍTICOS NÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR NOSSA FELICIDADE. MAS CONTRIBUEM MUITO PARA NOSSA INFELICIDADE: NOS IMPOSTOS, NA SAÚDE, NA MISÉRIA, NA SEGURANÇA, NA APOSENTADORIA, NA EDUCAÇÃO. CONTRIBUEM PARA DIMINUIR NOSSA AUTOESTIMA PELOS ESCÂNDALOS NOS QUAIS SE ENVOLVEM. SIM. QUEM NÃO SE INDIGNA COM A CORRUPÇÃO? E QUANTOS DE NÓS, DE FORMA ATÉ INCONSCIENTE, NÃO ABSORVE PARA SI CERTA RESPONSABILIDADE POR ESSES CARAS ESTAREM NO PODER? NÃO ADIANTA FINGIR. OS POLÍTICOS SÃO A REPRESENTAÇÃO REDUZIDA DE UM POVO, E SE ESTÃO LÁ É POR NOSSO DESEJO OU POR NOSSA INÉRCIA.

NA VIDA PRIVADA, TODOS NÓS FAZEMOS DE TUDO: COISAS CERTAS, ERRADAS, COISAS DAS QUAIS NOS ORGULHAMOS, COISAS DAS QUAIS NOS ARREPENDEMOS. ERRAMOS POR FAZER OU POR NÃO FAZER.

É POR ISSO QUE NA VIDA PÚBLICA, NUM CARGO DE VIDA PÚBLICA, OS ERROS DEVAM SER APONTADOS DE FORMA SISTEMÁTICA. HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA E CARÁTER BOM NÃO SÃO VIRTUDES, SÃO OBRIGAÇÕES. O TAL DO JARGÃO "ROUBA MAS FAZ" SOA, PARA MIM, COMO A CONDESCENDÊNCIA MAIS IRRITANTE E DESESTIMULADORA DE UM POVO. NOVAMENTE RETORNAMOS PARA AQUILO QUE É DE NOSSA RESPONSABILIDADE. NOSSOS ATOS MAIS SIMPLES, COMO O DE JOGAR PAPEL PELO VIDRO DO CARRO, MOSTRA NOSSA DISPLICÊNCIA, NOSSA PREGUIÇA, NOSSO DESCASO COM OS OUTROS E COM A CIDADE.

FICO IMPRESSIONADO TAMBÉM NO QUANTO POLÍTICA E IDEOLOGIA SE MISTURAM. QUE UMA COISA ESTEJA ATRELADA À OUTRA, TUDO BEM. QUE A POLÍTICA FUNCIONE EM PROL DO BEM-ESTAR, DE UM IDEAL, É VÁLIDO E BONITO. MAS A OBJETIVIDADE TEM QUE PREVALECER. NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES, NAS VÁRIAS TROCAS DE E-MAILS COM CONHECIDOS, FIQUEI IMPRESSIONADO COM AS PESSOAS DEFENDENDO OS SEUS PARTIDOS, COM ELAS SENDO FEROZES AO APONTAR OS ERROS DOS 'OUTROS' E CONDESCENDENTES E CRÉDULAS COM SUAS SIMPATIAS.

EU DEIXEI E DEIXO CLARO QUE ESSE GOVERNO PETISTA, E PRINCIPALMENTE A FIGURA DO SENHOR LULA, FOI O QUE MAIS ME ENFURECEU COMO CIDADÃO. PORQUE TROUXE À MARGEM TUDO O QUE JÁ EXISTIA EM NOSSA NAÇÃO DE UMA FORMA DAS MAIS DESCARADAS: A CORRUPÇÃO GANANCIOSA, A FALTA DE MODÉSTIA. ESCANCAROU-SE NO ENVOLVIMENTO EM TUDO AQUILO QUE O PRÓPRIO PARTIDO REPUDIAVA. AH, DESCULPEM-ME: ERRAR É HUMANO, EU ERREI EM ACEITAR ESSE DINHEIRO, ENTÃO EU VOU DEVOLVER (?).
OUVINDO DESDE CRIANÇA A FRASE "FALTA DE VERGONHA", PERCEBI QUE ELA SE FOI-SE ESVAZIANDO EM SEU SENTIDO. HOJE, ADULTO, RETORNO PARA O QUE OS OUTROS ADULTOS QUERIAM DIZER: NÃO IMPORTA SER DESCOBERTO, SER CHAMADO DE LADRÃO, TUDO ISSO VAI PASSAR, VÃO ESQUECER. IMPORTA, SIM,  É CONSEGUIR ROUBAR, CONSEGUIR SER MAIS ESPERTO, TER LUCROS MAIORES DO QUE O OUTRO.

NESTE ÚLTIMO DIA DO ANO NÃO DÁ PARA NÃO DESEJAR UMA VIAGEM SEM VOLTA DESSES POLÍTICOS. NEM QUE EU TIVESSE QUE AJUDAR NA COMPRA DA PASSAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário