Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

PERDAS E GANHOS

COM O TEMPO APRENDE-SE A SER MAIS TOLERANTE. O QUE NÃO SIGNIFICA SER BOBO. UM DOS PERSONAGENS DO ESCRITOR JOÃO ANTONIO, NA DÉCADA DE 1960, JÁ SE REFERIA A SÃO PAULO COMO UMA INDÚSTRIA DE NEURASTÊNICOS. ADICIONO A ESSA A INDÚSTRIA DOS DESCOMPROMISSADOS: AMIGOS QUE NÃO RESPONDEM EMAILS QUANDO NÃO QUEREM, AMIGOS QUE NOTADAMENTE NÃO QUEREM NOS VER, PRESTADORES DE SERVIÇOS QUE NÃO APARECEM NO DIA COMBINADO E SEQUER DÃO UMA SATISFAÇÃO, PROMESSANTES QUE PECAM A TODO MOMENTO PELA MENTIRA DO 'QUERER': 'TE ACHEI ISSO, TE ACHEI AQUILO, A GENTE PODE SE VER DE NOVO?'
NUNCA TIVE UM PAI QUE ME DISSESSE, DE HOMEM PARA HOMEM, QUE A GENTE DEVE TER CARÁTER, HONRAR A PALAVRA, O COMPROMISSO, DAR SATISFAÇÕES EM CASOS DE CONTRATEMPOS. MAS TENHO UMA MÃE QUE ME DEU EXEMPLO, POIS ALÉM DE TRABALHAR FORA, DAVA CONTA DA CASA E DOS TRÊS FILHOS.
É CLARO QUE JÁ PISEI NA BOLA COM MUITA GENTE, E TAMBÉM JÁ ME LASQUEI POR CONTA DISSO, MAS NUNCA DEIXEI ESSE 'DESCOMPROMISSO' TORNAR-SE UMA PRÁTICA DE VIDA. ACHO MESMO QUE MAIS VEZES FIQUEI FOI IRADO COM AS PESSOAS, NAS OCASIÕES EM QUE 'QUEIMAVAM' UMA COMBINAÇÃO LEGAL PARA TODOS.
MAS DAÍ CHEGA UM TEMPO DA GRANDE SACADA: NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS PELA ATITUDE DO OUTRO, E A ATITUDE DO OUTRO, POR MAIS MALDOSAMENTE ARTICULADA, OU APENAS RELAPSA, NÃO VAI EMPATAR A NOSSA VIDA. DE REPENTE GANHAMOS UMA FORMATAÇÃO DE COMPUTADOR FEITA POR UM AMIGO OU PARENTE JUSTO QUANDO O CONCORRIDO 'TÉCNICO' MARCOU E NÃO APARECEU; DE SURPRESA SURGE UM ASSUNTO CULTURAL NO EMPREGO MONÓTONO DE REPARTIÇÃO; ABRO MEU BLOG E VEJO UMA NOVA SEGUIDORA; E ÀS VEZES, NUM MERO CONTATO COMERCIAL TELEFÔNICO, NÃO SENDO PAQUERA E NEM BEM AMIZADE, DESCOBRIMOS ALGUÉM QUE TAMBÉM GOSTA DE CONVERSAR COISAS PESSOAIS.
O MELHOR DE TUDO: QUANDO TODOS OS AUSENTES NOS AMEAÇAM REDIVIVOS, O TELEFONE TOCA, E NÃO É NENHUM DELES, MAS UM AMIGO DE LONGE QUE PELA PRIMEIRA VEZ LIGA COM NOTÍCIAS E IMPRESSÕES DE LÁ, E SE TORNA UM ESPELHO, ASSUNTO PARA OUTRA POSTAGEM.

Um comentário:

  1. oi meu bem! Adoro tudo o que escreve. A sinceridade e a inteligencia das frases! Acho que parte da ausencia é a selva de pedras produtiva que nos enfiamos nessa cidade cinza. A outra parte é precisa, descaso ou depressão pessoal.Boa semana pra voce!
    AMO!!! Dois beijos!

    ResponderExcluir