Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

NOTÍCIAS DO BRASIL


ENTÃO O BONO ME LIGOU DE MADRI NO DOMINGO PASSADO. DISSE QUE TALVEZ EU NEM LEMBRASSE DELE, QUE ELE JÁ TINHA LIGADO ALGUMAS VEZES E NÃO ME ENCONTRARA. RECENTEMENTE DE FÉRIAS EM MADRI (FUI BARRADO NO AEROPORTO, ENTREVISTADO, PENTELHADO E LIBERADO, MAS NÃO DEIXEI DE GOSTAR DA ESPANHA), CONHECI ESSE RAPAZ QUE TRABALHA COMO UMA ESPÉCIE DE PROMOTER DE UM RESTAURANTE. ALI NA RUA, DURANTE SUA ATIVIDADE, CONVERSAMOS BASTANTE. HÁ QUATRO ANOS NA EUROPA, ELE DESEJA VOLTAR AO BRASIL E ESTABELECER-SE COMERCIALMENTE.
É SEMPRE PRAZEROSO CRUZAR COM BRASILEIROS INTERESSADOS EM SABER DO PAÍS, MAS CUJA SAUDADE NÃO LHES TIRA O SENSO CRÍTICO: SABEM BEM POR QUE ESTÃO ALI, POR QUE ABDICARAM DA TERRA NATAL, DE QUANTO TEMPO E DINHEIRO PRECISAM PARA RETORNAR. EM MEIO À MADRUGADA DE TANTAS NACIONALIDADES, AS VIELAS DE MADRI COM SUA SIMPATIA, BONO, EU E UMA OUTRA BRASILEIRA, TAMBÉM RESIDENTE ALI, FALAMOS SOBRE SONHOS E FRUSTRAÇÕES DE VIAJANTES TURISTAS E 'FICANTES'. DEPOIS REENCONTREI-O DUAS OU TRÊS VEZES ANTES DE VOLTAR A SÃO PAULO.

JÁ POR TELEFONE ELE ME CONFIDENCIOU SEU PLANO PARA AQUI: UM BAR, COM IDEIAS APROVEITADAS DE LÁ E UMA ADAPTAÇÃO À NOSSA REALIDADE. PEDIU CONSELHOS, TROCAMOS DICAS E SEU PROJETO DE VIDA BRASILEIRA VAI TOMANDO CORPO. SIM, COMO EU PENSO: NADA É GARANTIDO, MAS NO UNIVERSO DE NOSSA ECONOMIA RELATIVAMENTE ESTÁVEL, ALGUMAS CONDIÇÕES SÃO FAVORÁVEIS. BEBIDA E PETISCO, LUGAR ACONCHEGANTE E BOM ATENDIMENTO, INGREDIENTES QUE COMBINAM.

E QUEM QUER PROPORCIONAR E DIRIGIR UM AMBIENTE ASSIM É UM CIDADÃO QUE DEFENDE O CONTROLE DE NATALIDADE, QUE NÃO SE CONFORMA COM A FALTA DE PRIVACIDADE A QUE É EXPOSTA UMA FAMÍLIA COM TRÊS OU QUATROS FILHOS DORMINDO NUM MESMO QUARTO, QUE ACREDITA NA QUALIDADE CRIATIVA DO BRASILEIRO, QUE AO MESMO TEMPO REPUDIA NOSSA FALTA DE EDUCAÇÃO, NOSSA VULNERABILIDADE PERANTE A EMBUTIDA MORAL DA IGREJA-CONDIÇÃO CIRCUNSTANTE DA NOSSA CULTURA-, QUE TAMBÉM REPUDIA NOSSO DESCASO NO ÂMBITO DA POLÍTICA QUANDO ESTA DEVERIA RECEBER DE NÓS UMA MAIOR ATUAÇÃO.

NA NOSSA CONVERSA DE MAIS DE DUAS HORAS, CHEGAMOS ATÉ O LULA, E NO QUANTO, SEGUNDO BONO, PEGOU MAL LÁ FORA AQUELE ENCONTRO DELE COM FIDEL ENQUANTO MORRIA O PRESO ORLANDO ZAPATA. SEM FALAR NA DECLARAÇÃO DE LULA LAMENTANDO QUE ORLANDO 'SE DEIXASSE MORRER' POR GREVE DE FOME, E TODA ESSA HISTÓRIA ABSURDA E MAL INTENCIONADA DO EMPRÉSTIMO A CUBA.

BEM, AO NOS DESPEDIRMOS, ANTES DO BIG BROTHER, FIQUEI FELIZ POR COMPARTILHAR COM BONO UMA VISÃO PARECIDA COM A QUE TENHO DO BRASIL. E FELIZ POR SABER QUE MESMO LONGE TEM GENTE INTERESSANTE E ATENTA AOS ACONTECIMENTOS, A TODA A SALAFRARICE QUE NOS ASSOLA E QUE, COMO ASPIRANTE A UM RETORNO, AINDA DESEJA FAZER ALGO BOM POR AQUI, MESMO QUE ESSE BOM PAREÇA UM MERO SONHO DE INDEPENDÊNCIA PESSOAL. BOM CONVERSAR COM BRASILEIROS QUE DE LONGE NOS DEVOLVEM EM ESPELHO IMAGENS DO BRASIL.
BOA SORTE, ENTÃO, CARO BONO. QUE TUDO DÊ CERTO, QUANDO TIVER QUE DAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário