Páginas

sábado, 1 de outubro de 2016

COMIDA CALA A BOCA

fonte da foto: http://www.mundoboaforma.com.br/confira-o-que-corresponde-a-2-mil-calorias-em-restaurantes-fast-food/

A composição "política" de um fast food combo visa a dominação. Pense comigo: se o sanduíche não é suficiente, a batata frita e o refrigerante completam a função de empanturrar. E em vez de alimentado, você fica é cheio. Satisfeito, terá sido manipulado; manipulado, terá servido aos interesses de terceiros. Assim começa a dominação.

Eu, que tenho vivido longe de comida rápida, ontem resolvo variar. Fico longos minutos decidindo. Quando chego no caixa, o rapazinho pergunta: mais um real disso? Daquilo? Mais 2 reais para ser batata da grande? Não, não e não. Que diabos? A intenção é fazer eu gastar além do "combonado"? O bom da história: ele já entrega um copo para que me sirva livremente de qualquer refrigerante da máquina no canto do balcão de espera. Confiança no cliente. Também pergunta meu nome. Feito o prato, serei chamado pelo meu batismo, nada de números. Aproximação com o cliente.

A variedade de refrigerantes da máquina tem a mesma qualidade: aguados. E olhe que eu não pus gelo. Quando o prato chega, outro rapazinho pronuncia meu nome, faz a entrega e agradece sem me olhar na cara. Então abandono aquele burburinho atrás de uma mesa vazia. Hora da verdade: a batata é boa, não ótima; o sanduíche, saboroso, recheio quente, bem preparado, embora ao vivo pareça menor do que o da foto. Resultado: levanto satisfeito daquela mesa do Center Norte, mas objetivamente infeliz. 

Infeliz pelo contexto. Por ser recebido por jovens quase robozinhos, treinados num roteiro eficiente e sem calor. Atendimento com armadilhas mercantilistas para nos fazer sentir melhor, se possível gastando mais do que o pretendido. O consolo é saber que em breve toda essa moçada estará longe desse trabalho de fábrica. Dos dois avarentos saquinhos de guardanapo vindos no lanche, cada qual com dois guardanapos dentro, eu uso somente um. O outro, de forma paradoxal, guardo na mochila. Como se compensasse para mim mesmo os custos da tal rede de alimentos. Sanduíche, batata frita, refrigerante à vontade. Santíssima trindade. Achei tudo muito caro.

2 comentários: