Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

O TEMPO DE 'FLOR DE IR EMBORA', DE FÁTIMA GUEDES


HÁ DOZE ANOS EU OUVIA NO TREM A MÚSICA 'FLOR DE IR EMBORA'. IA DA LUZ ATÉ FRANCISCO MORATO, NO MEU NOVO E ESTÁVEL EMPREGO DE CONCURSADO.
O PERCURSO ATÉ A ÚLTIMA ESTAÇÃO ERA LONGO, ASSIM COMO ME PARECIA LONGA A LETRA DA MÚSICA.
"FLOR DE IR EMBORA
É UMA FLOR QUE SE ALIMENTA
DO QUE A GENTE CHORA... "
EU AINDA NÃO TINHA NOÇÃO DE QUANTOS ANOS PERMANECERIA NA EMPRESA, MENOS AINDA DAS COISAS QUE NELA ME AGUARDAVAM. MAS ERA NECESSÁRIO FINCAR-ME NUMA NOVA ROTINA.
" ...ROMPE A TERRA, DECIDIDA
FLOR DO MEU DESEJO
DE CORRER O MUNDO AFORA... "
E INDO PARA TÃO LONGE, ONDE HAVIA VAGA, ORGANIZANDO A VIDA PRÁTICA, MONETÁRIA, PARA PODER SONHAR UM POUCO COM TODO O RESTO.
" ...FLOR DE SENTIMENTO
AMADURECENDO AOS POUCOS A MINHA PARTIDA
QUANDO A FLOR ABRIR INTEIRA 
MUDA A MINHA VIDA
ESPEREI O TEMPO CERTO... "
SIM, AQUELE ERA O TEMPO.  O DE PARTIR, O DE FICAR, O DE, ENFIM, MUDAR O QUE NÃO IA BEM.
" ...E LÁ VOU EU
E LÁ VOU EU
FLOR DE IR EMBORA, EU VOU
AGORA ESSE MUNDO É MEU... "
E LÁ IA EU NO TREM, NÃO TÃO CERTO DE QUE ESSE MUNDO FOSSE MEU, DE QUE EU TIVESSE TANTA GARRA. PORÉM, A CERTEZA DE UMA CORAGEM DE IR, SIM, E QUE PARTE DESSA CORAGEM E ATITUDE ERA MINHA.
" ...E LÁ VOU EU
E LÁ VOU EU
FLOR DE IR EMBORA... "
NO TREM, NAQUELE TEMPO, SABENDO TÃO POUCO SOBRE A ARTISTA FÁTIMA GUEDES, LEMBRAVA-ME, NO ENTANTO, DE UMA ENTREVISTA EM QUE ELA CITOU ESTA MÚSICA. TINHA RELAÇÃO COM SUA IDA PARA OS ESTADOS UNIDOS, COM SUAS LUTAS E CONQUISTAS.
NO TREM, NAQUELE TEMPO, COROANDO MINHA PEQUENA E ÍNTIMA MUDANÇA, O SOM E A VOZ DE FÁTIMA IAM ME INSERINDO NO UNIVERSO DO 'FAZ SENTIDO', NAS MÚSICAS QUE PELA FORMA GENEROSA PARECEM DIRIGIDAS A NÓS.
PAULO R MENDES, CONTA 'OLUAP65' NO YOUTUBE, COMENTOU, A RESPEITO DE OUTRA MÚSICA, SOBRE A 'CAPACIDADE INENARRÁVEL' DE FÁTIMA 'DE PENETRAR NA HISTÓRIA PSICOSSOCIAL DE CADA INDIVÍDUO'.
VIAGEM LONGA, LONGOS ANOS, TREM ESPANHOL COM MÚSICA, QUE FOI UMA SORTE NAQUELE DIA, EU FUI. EM MUITOS OUTROS DIAS SEM MÚSICA, COM CHUVA, ATRASOS, EM TRENS MAL CONSERVADOS, EU TAMBÉM FUI.
E ÀS VEZES O TEMPO E O MUNDO DE FÁTIMA GUEDES TAMBÉM FORAM MEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário