Páginas

sábado, 22 de agosto de 2015

RECADO A UMA ANIVERSARIANTE

fonte da foto:http://meumecanicoweb.com.br/blog/?p=559


Manter-se jovem não é querer barrar o tempo. Nem gastar horas com cremes, academia ou bisturi. Manter-se jovem seria conservar a personalidade com o entusiasmo pela vida. Ah, sim, e se possível nem saber o que é sentir inveja de outra mulher. Manter-se jovem, cara aniversariante, é talvez manter os próprios demônios, ou diabinhos, que sejam, sob controle próprio. Afinal, se cada qual tem os seus, não convém misturá-los.

Se bem recordo, eu a conheci num dia de festa. E nos meus registros sonoros e visuais ficou esse seu sorriso. Um sorriso de força. É difícil explicar um sorriso de força. Não significa sorriso forçado, mas por outro lado é a força, sim, que o impulsiona. Ora, no dia a dia, na nossa interação com o mundo interno e externo, nem sempre dá para manter o sorriso. Menos ainda a gargalhada. Ter um sorriso de força significa ter força para sorrir. Trata-se, pois, de vontade e aptidão. 

Não é difícil ver por aí, ao volante, mulheres conversando com o espelho. Mulheres empunhando a maquiagem no semáforo vermelho. Imagino que às vezes essas conversas não resultam em coisa boa. E estejam elas indo a uma festa ou não, essa aparência é uma dimensão do silêncio. Não implica em juventude nem alegria. Com você, cara aniversariante, essa sua juventude clara, imutável nestes anos em que a conheço, tem cor e também som. É barulhenta, expressiva, porque a juventude, como os diabinhos, precisam da desordem. Entra ano e sai, e com você parece que a festa continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário