Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

SOLIDÃO MAIOR

EU CHEGUEI A ABANDONAR ESTE BLOG POR VÁRIOS DIAS. ACHAVA QUE A MINHA VEZ IRIA CHEGAR, MAS NÃO TÃO RÁPIDO. DEPOIS QUE A GENTE VIRA UM 'BLOGUEIRO' E COMEÇA A VISITAR OUTROS BLOGS, PERCEBE QUE MUITOS DELES JÁ FORAM ABANDONADOS. MEU SOBRINHO DISSE QUE ALGUNS NEM SÃO MAIS LEMBRADOS POR SEUS AUTORES, OU A SENHA FOI ESQUECIDA, E ENTÃO FICAM POR AÍ FILHOS ÓRFÃOS, MAL DESENVOLVIDOS, INCOMPLETOS, PERDIDOS NO INFINITO SIDERAL DA WEB. TRISTE, POIS ALGUNS AMEAÇARAM REVELAR ALGO, UM FUTURO AMADURECIMENTO. OUTROS JÁ MOSTRARAM SEGREDOS PESSOAIS E DA CULTURA DO PAÍS DE SEU DONO.
A VITRINE ONLINE É MESMO UMA ARMADILHA. DEMOCRACIA DA SOLIDÃO. ÀS VEZES CHEGO A SENTIR QUE SE EU QUISER PERMANECER ANÔNIMO, BASTA CONTINUAR COM O BLOG. QUEM NÃO DESEJA SER VISITADO, AMADO E FALADO (OU MAL FALADO, QUE SEJA)? E TAMBÉM QUEM NUNCA INICIOU ANIMADAMENTE UM PROJETO E LÁ NA FRENTE DEU DE MÃO? ESSES BLOGS LARGADOS POR AÍ PARECEM A DESISTÊNCIA DE UM SONHO. NÃO SE SABE O QUANTO ELES DESEJARAM SEREM VISITADOS E COMPREENDIDOS NA SUA PROPOSTA, SE SOFRERAM POR INDIFERENÇA ALHEIA OU APATIA PRÓPRIA.
OUTROS, NO ENTANTO, SEGUEM FIRMES: RENOVAM-SE NO ASPECTO VISUAL, ATUALIZAM-SE NA ESCRITA, JUSTIFICAM AS AUSÊNCIAS TEMPORÁRIAS, POR ALGUM MOTIVO, DE SEUS AUTORES. INDICAM QUE UM BLOG, ASSIM COMO UM ESTILO DE VIDA, PODE SER ALGO PULSANTE, VARIANDO COMO AS ESTAÇÕES DO ANO.
ASSIM, NESSE BINÔMIO REITERADO 'ESCRITA/SOLIDÃO' É NECESSÁRIA UMA CONSTANTE REVISÃO DAS FERRAMENTAS (TÉCNICAS E PESSOAIS) QUE O BLOGUEIRO POSSUI PARA DIZER ALGO; NECESSÁRIA TAMBÉM UMA REVISÃO DA IMPORTÂNCIA PESSOAL EM ESCREVER COISAS QUE SIRVAM PARA OS OUTROS. A ESCOLHA DAS LENTES DE LEITURA DO MUNDO DIFERENCIA OS BLOGUEIROS E REVELA UMA GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS TALENTOSAS.
DURANTE O TEMPO EM QUE ESTIVE AFASTADO DO BLOG, ESSA LIBERDADE É DESFRUTADA QUANDO NÃO HÁ VÍNCULO EMPREGATÍCIO, OCORREU-ME CERTO MEDO: AQUELE DE ESQUECER O PRÓPRIO FILHO. QUANDO DIGO ISSO, ADMITO QUE NÃO SEI BEM O QUE ESTOU FALANDO, PORÉM, ESSE MEDO TALVEZ SEJA O DE NÃO QUERER MAIS OLHAR O MUNDO E A MIM MESMO, COISA QUE PELO O VISTO SERÁ DIFÍCIL DE ACONTECER.
POIS VOLTO A ACREDITAR QUE A COLEÇÃO DE ARQUIVOS PESSOAIS EM BLOGS, INDEPENDENTEMENTE DA CONDIÇÃO ESCONDIDA E ISOLADA NA QUAL SE FORMA, CADA QUAL NO SEU CANTO, COM SEU COMPUTADOR, PODERÁ NUM FUTURO REFLETIR A MEMÓRIA DE UM PAÍS. QUEM SABE, BLOGUEIROS E LEITORES, JÁ NÃO SE ESTEJA FAZENDO HISTÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário