Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

DICA

DÁ TEMPO DE ASSISTIR AO BRASILEIRO DE LAÍS BODANZKY "AS MELHORES COISAS DO MUNDO". DOIS AMIGOS RECOMENDARAM E FUI VER. UM TEXTO BEM BACANA DE RODRIGO DE OLIVEIRA (http://pipocamoderna.virgula.uol.com.br/?p=24161), DE 16/04/10, COMENTA O FILME EM ASPECTOS IMPORTANTES. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM DO UNIVERSO ADOLESCENTE, COM A HISTÓRIA DE HERMANO, O MANO, A PARTIR DA SEPARAÇÃO DE SEUS PAIS. TODO O AMBIENTE QUE O CIRCUNDA, CASA, ESCOLA, AMIGOS, AS AULAS DE VIOLÃO, A VIDA NA ERA DA INFORMÁTICA, SERVE PARA APRESENTAR OS CONFLITOS SECUNDÁRIOS DA TRAMA. E OCORRE QUE NO FINAL TEMOS UM RETRATO ATUALIZADO DO JOVEM DE CLASSE MÉDIA PAULISTANA.
O "AR SAUDÁVEL DE JOVIALIDADE AO CINEMA BRASILEIRO" QUE RODRIGO DE OLIVEIRA DIZ QUE A CINEASTA TRANSMITE É BASTANTE APROPRIADO. AO MESMO TEMPO MOSTRA COMO É DIFÍCIL FALAR DE DRAMAS SEM SER DRAMÁTICO. O FILME CONSEGUE ADEQUAR TOM E TEMA DE UM JEITO MODERNO, AO MESMO TEMPO LEVE E PROFUNDO.
APRENDE-SE, COM ESSE CINEMA DE LAÍS, QUE APRESENTAR O UNIVERSO TEEN É MUITAS VEZES USAR DA LINGUAGEM LITERAL SEM PERDER A SUBJETIVIDADE DOS CONFLITOS. QUER DIZER, COM RARAS EXCEÇÕES, A IMATURIDADE DE UM JOVEM SE REVELA TAMBÉM NA SUA LINGUAGEM POUCO ELABORADA. ATÉ O PERSONAGEM ESCRITOR IRMÃO DE HERMANO, MOSTRANDO EM POEMAS SUAS DORES, BEIRA UMA CANTILENA DE COISAS QUEM SABE JÁ DITAS OU OUVIDAS. A DOR É REAL, MAS A VIA DE EXPRESSÃO PARECE NÃO TER CHEGADO NUM PERFEITO "FINGIMENTO" POÉTICO.
OUTRA COISA BEM TRABALHADA NO FILME É A QUESTÃO DA VELOCIDADE. A VELOCIDADE DE UMA VIDA ADOLESCENTE, EM QUE TUDO ACONTECE AO MESMO TEMPO, É TRADUZIDA PELAS CÂMERAS NAS AÇÕES FÍSICAS DOS PERSONAGENS EM CONJUNTO COM AS EMOÇÕES EMERGENTES DELES, COMO SE HOUVESSE SEMPRE UMA PRESSA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS. PRESSA E ÂNSIA.
EM ALGUNS MOMENTOS, DADO O BOM ACABAMENTO DAS SEQUÊNCIAS, NÃO SEI SE POSSO CHAMAR DE QUADROS, EU TINHA A IMPRESSÃO DE QUE O FILME PODERIA TER TERMINADO ALI, E NA REALIDADE NÃO PODERIA. TODOS OS GANCHOS SÃO CONCLUÍDOS E, DIFERENTE DE ALGUNS BONS ROTEIROS EM QUE SE DEIXAM PONTOS EM ABERTO, NESTE OPTOU-SE POR CONCLUI-LOS TODOS.
EM RESUMO, "AS MELHORES COISAS DO MUNDO" MOSTRA QUE EM MATÉRIA DE ARTE NÃO EXISTE TEMÁTICA MAIS OU MENOS IMPORTANTE; IMPORTA, SIM, NESSA ARTE, A LEITURA DOS VALORES DE SUA ÉPOCA. AS SUBIDAS DO PROTAGONISTA HERMANO PELO ESCADÃO CARREGANDO A BICICLETA ATÉ CHEGAR NO TOPO ONDE FICA A CASA DO PROFESSOR DE VIOLÃO, PROFESSOR ESTE QUE LHE COMUNICA COISAS ALÉM DA MÚSICA, É UMA DAS METÁFORAS MAIS BELAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário