Páginas

sábado, 7 de agosto de 2010

PARTIDA INESPERADA



CÉLIA FOI ARRANCADA DE NÓS EM MENOS DE QUINZE DIAS. DESCOBRIU-SE LEUCÊMICA DE UMA HORA PARA OUTRA, INTERNOU-SE NUM SÁBADO E DUAS QUINTAS-FEIRAS DEPOIS JÁ ESTAVA ENTERRADA.
ALGUNS DESAPARECIMENTOS SÃO TÃO REPENTINOS QUANTO VIOLENTOS. COMO PUXAR UMA CRIANÇA DE UM COLO, OU DESABAR NUM ABISMO, OU TER O CORPO ARREMESSADO DO CHÃO POR UM VEÍCULO SURGIDO DO NADA. E NÃO EXISTE QUALQUER PREPARAÇÃO DE PARTIDA PARA NÓS, NÓS QUE FICAMOS; CHEGA UMA SOMBRA, UM MAL-ESTAR, O DIA VIRA ESCURIDÃO E TRAZ A PIOR DAS NOTÍCIAS.
CÉLIA LIMPAVA MINHA CASA. NÃO ERA PROPRIAMENTE UMA AMIGA, MAS UMA CONHECIDA ÍNTIMA. FREQUENTAVA ALGUNS DE MEUS FAMILIARES E, PELA MESMA ORIGEM RELIGIOSA ERA, SIM, AMIGA DE MINHA MÃE E DE OUTROS PARENTES PRÓXIMOS. SEMPRE POR PERTO, CREIO QUE CÉLIA FIGURARIA, COMO PESSOA MÃE JOVEM, SAUDÁVEL E PRESENÇA DE TODAS AS HORAS, A MAIS INSUSPEITÁVEL PARA A MORTE. PORÉM, A MORTE ENGANA. TODOS OS DESTINOS NOS LOGRAM. QUEM VAI FICAR SEM QUEM É A GRANDE INCÓGNITA.
LIMPAR A CASA. PENSEI MUITO NOS TIPOS DE LAÇOS, NAS MINHAS REAÇÕES A NOTÍCIAS INIMAGINÁVEIS, EM QUANTO TAL DESAPARECIMENTO AQUI E ALI ERA CAPAZ DE CAUSAR EM MIM ALGUMA EMOÇÃO. ÀS VEZES TEMOS A NOTÍCIA DE MORTE DE ALGUM CONHECIDO QUE HÁ MUITO NÃO VEMOS; E ENTÃO NÃO SE SENTE NADA PELA DISTÂNCIA.
LIMPAR UMA CASA É UMA ATIVIDADE SECRETA. QUALQUER PESSOA DESVENDARÁ SEGREDOS DO DONO, E SEM QUERER COMPARTILHARÃO ESSE SILÊNCIO. ESTE É O PRÓPRIO LIMITE. CÉLIA, QUE DE UMA AGENDA LOTADA ACABOU VINDO EM CASA EM ALGUNS DOMINGOS, ÀS VEZES, AO ENCONTRAR-ME QUASE SAINDO, PERGUNTAVA SE EU TINHA ALGUMA RECOMENDAÇÃO COM RELAÇÃO À LIMPEZA DO DIA.
JÁ FIZ FAXINA EM CASAS ALHEIAS E UMA DAS MARCAS QUE GOSTAVA DE DEIXAR ERA UMA ESPÉCIE DE AVISO, EM DIVERSOS CANTOS, DE QUE PASSEI POR ALI. NADA MELHOR DO QUE UMA PENTEADEIRA LIMPA E COM OS PERFUMES PROPOSITADAMENTE TROCADOS DE LUGAR. CADA QUAL COM SEU MÉTODO.
CÉLIA PASSOU PELA MINHA CASA COMO PASSA A MÃE D'ÁGUA NO LAGO. MARCOU SUA PRESENÇA PELO PASSO LEVE DA VASSOURA, PELA DISCRIÇÃO NA SUA MANEIRA DE SER: MULHER ALTA, MAGRA E SUAVE, MULHER DE UMA AUTORIDADE HONESTA NA LIMPEZA, SEM ALARDE, SEM MUITAS PALAVRAS.
QUANDO ELA JÁ ENTERRADA E EXTINTA, E A CERTEZA DO NUNCA MAIS, DEIXEI-ME LEVAR PELO CHORO. FOI UM DIA INTEIRO DE LÁGRIMAS, COMO SE ELAS LIMPASSEM ALGO NEBULOSO DENTRO DE MIM. ALGO QUE NENHUM CONSTRANGIMENTO IMPEDIRIA DE SENTIR. CÉLIA ERA UMA PESSOA DE QUEM GOSTAVA, EMBORA, NUMA DISTÂNCIA CURTA, EU NEM SOUBESSE DIREITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário