Páginas

sábado, 22 de junho de 2013

O DISCURSO DA PRESIDENTA E A INDOLÊNCIA



O DISCURSO DA PRESIDENTA DILMA DUROU QUASE 10 MINUTOS. DISCURSO IGUAL AO DE UMA CAMPANHA POLÍTICA. AINDA ASSIM, LONGE DE DEFENDÊ-LA, MELHOR UM DISCURSO MONOCÓRDICO DO QUE DISCURSO NENHUM. MELHOR QUE A REPRESENTANTE MAIOR DO BRASIL TENHA A DECÊNCIA DE DAR AS CARAS, COISA QUE O 'OUTRO' MUITAS VEZES NÃO FEZ.

PORÉM, ELA PERDEU A CHANCE DE SER 100% OBJETIVA. "PRECISAMOS OXIGENAR O NOSSO SISTEMA POLÍTICO" E OUTRAS FRASES SUBJETIVAS LEMBRAM A CARA LAVADA DAS CAMPANHAS POLÍTICAS QUE ASSISTIMOS A CADA ELEIÇÃO. DISCURSO INDOLENTE PARA PESSOAS INDOLENTES. EM POUQUÍSSIMO TEMPO DILMA 'INTRODUZIU' AS SUAS 4 MEDIDAS (INCLUINDO O INFELIZ RECRUTAMENTO DE MÉDICOS GRINGOS) E, AOS 7:40 MINUTOS, DEITOU FALANDO SOBRE A COPA. QUER DIZER, ESSE 'APELO' DA PRESIDENTA PRETENDEU LEMBRAR AO BRASIL QUE ELE CONTINUA AMANTE DO FUTEBOL.

É FATO QUE AS COISAS MUDARAM. É FATO QUE A IMPRENSA E NÓS MESMOS PERCEBEMOS RÁPIDO ESSA MUDANÇA. E É FATO QUE SE O DISCURSO DA PRESIDENTA DILMA NÃO MUDAR, SERÁ PORQUE O PENSAMENTO POLÍTICO NÃO MUDOU. ENTÃO, TANTO ELA QUANTO OS DEMAIS POLÍTICOS SOFRERÃO AS CONSEQUÊNCIAS. 

A ABRANGÊNCIA DO DESEJO DE MUDANÇA PARECE EXPOR AGORA UMA FOME SEM FIM DOS BRASILEIROS. EU GOSTO DISSO. GOSTARIA QUE VIRÁSSEMOS UM VERDADEIRO SACO SEM FUNDO EM REIVINDICAÇÕES E REVOLTAS. NÓS PODEMOS.

domingo, 16 de junho de 2013

TARIFAS DE ÔNIBUS: QUE TAL CAUSAR CONSTRANGIMENTO?


OS PROTESTOS EM SÃO PAULO CONTRA O AUMENTO DAS TARIFAS DE ÔNIBUS SÃO LEGÍTIMOS. COM OU SEM VÂNDALOS, SÃO LEGÍTIMOS; COM MAIOR OU MENOR VIOLÊNCIA POR PARTE DA POLÍCIA MILITAR, SÃO LEGÍTIMOS; COM MAIS ESTUDANTES PRESENTES (NÃO SEI AO CERTO) DO QUE OUTRAS PARCELAS DA POPULAÇÃO, SÃO LEGÍTIMOS. 
ALIÁS, ESSE 'GÁS', ESSA DISPOSIÇÃO POR PARTE DOS JOVENS PARA DEFLAGRAR UM PROCESSO DE CONTESTAÇÕES É TUDO DE QUE O BRASIL PRECISA. E DEMOROU. E ESPERO QUE NÃO PARE AÍ. 
A EXPOSIÇÃO MÚTUA DE PREFEITO E GOVERNADOR, DE PARTIDOS DIFERENTES, POR CONTA DESSE MESMO ASSUNTO, PARECE ESCANCARAR UMA QUESTÃO POLÍTICA NO PAÍS. QUE NENHUM DELES FIQUE LIVRE DE ENFRENTAR UMA SITUAÇÃO QUE NÃO É PRIVILÉGIO NEM DE UM NEM DE OUTRO. AMBOS ESTÃO NA BERLINDA. E É MONÓTONO, SENÃO IRRITANTE, VÊ-LOS REPETINDO SUAS FALAS, UM DIZENDO QUE O REPASSE DO AUMENTO DA PASSAGENS FOI ABAIXO DA INFLAÇÃO E O OUTRO DEFENDENDO A AÇÃO DA POLÍCIA. QUANDO RODRIGO BOCARDI, APRESENTADOR DO JORNAL 'BOM DIA SÃO PAULO', PERGUNTOU NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA AO PREFEITO HADDAD SE NÃO SERIA POSSÍVEL AO MENOS RETARDAR O AUMENTO, DE NOVO VEIO A MESMA EXPLICAÇÃO. ALGO NO DISCURSO E NA AÇÃO TERÁ QUE MUDAR. OU NÃO?

COMO ILUSTRAÇÃO DESTE TEXTO, DEIXEI UM LINK PARA O CANAL 'COISADENERD', NO YOUTUBE, QUE UM AMIGO COMPARTILHOU NO FACEBOOK E QUE O AUTOR DISCUTE SUA OPINIÃO DE 'POR QUE NÃO SE DEVE TER UMA ESTRUTURA MILITAR PARA LIDAR COM O POVO', ALÉM DE COMENTAR ASPECTOS DISTINTOS ENTRE AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR.

DEPOIS DE OUVIR A SONORA VAIA PARA A PRESIDENTA DILMA E O PRESIDENTE DA FIFA NA ABERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, PENSO QUE CAUSAR CONSTRANGIMENTO SEJA UMA ARMA EFICIENTE DE PROTESTO. HÁ TEMPOS QUE A CORRUPÇÃO NO BRASIL TEM FUNCIONADO PRATICAMENTE COMO UM MARKETING PARA OS ENVOLVIDOS. VERGONHA É TER VERGONHA. O QUE SE ROUBA DO ERÁRIO, NÓS REPOMOS. JÁ IMAGINOU UMA MASSA MAIOR DO QUE A POLÍCIA COBRINDO AS RUAS DE SÃO PAULO EM MANIFESTAÇÕES? COMO OS MEIOS DE IMPRENSA CORPORATIVA E POLÍTICOS IRIAM SE EXPLICAR?