Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

HEBE CAMARGO E OUTRAS MORTES


EU CREIO QUE SEJA DA MINHA FORMAÇÃO ENXERGAR COM RESERVA ÍCONES, ÍDOLOS E UNANIMIDADES.

HEBE CAMARGO, POR SUA VEZ, FOI UMA FIGURA DIFERENCIADA. COMO PERSONALIDADE, PRA MIM ESCAPA DE COMENTÁRIOS E RÓTULOS MUITO DIGRESSIVOS. ELA PARECIA, SIM, UMA TIA OU PRIMA ALEGRE QUE ÀS VEZES INVADISSE PELA TELA A NOSSA CASA. É VERDADE QUE NEM SEMPRE ESTIVEMOS DISPONÍVEIS PRA ESSA 'PARENTE' VIRTUAL, MAS SE MUDÁSSEMOS DE CANAL ISSO NÃO FARIA A MENOR DIFERENÇA NUMA ESCALA NACIONAL.

TENHO UMA AMIGA E UM AMIGO, NÃO IRMÃOS, QUE PERDERAM O PAI NOS ÚLTIMOS DIAS. PERDA PRÓXIMA, REAL, DE SANGUE; PERDA PARA PESSOAS ANÔNIMAS QUE CONDUZEM A VIDA, A FAMÍLIA, O TRABALHO. E FOI A MINHA AMIGA, A PRIMEIRA A PERDER O PAI, QUEM ME CONTOU DA MORTE DO PAI DO NOSSO OUTRO AMIGO. ELA JUSTAMENTE ESTAVA NO ENTERRO NO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ QUANDO LHE TELEFONEI POR ACASO. 
MEIO SURPRESO, PENSEI DE FORMA ALEATÓRIA QUE PODER IR A ENTERRO NO MEIO DA SEMANA É PRIVILÉGIO DE QUEM NÃO TRABALHA, OU TRABALHA EM HORÁRIO FLEXÍVEL. DEPOIS, DE FORMA NÃO ALEATÓRIA E MAIS TRISTE, PENSEI QUE PODER IR A ENTERRO NÃO É BEM PRIVILÉGIO NEM MALDIÇÃO. MAIS TARDE, DE FORMA ORDENADA, CONCLUÍ QUE NÃO TER SIDO AVISADO DESSE SEGUNDO FALECIMENTO, É PORQUE HÁ TEMPOS EU E ESSE AMIGO NÃO SOMOS MAIS TÃO PRÓXIMOS. 
TER FALADO COM MINHA AMIGA NA HORA DO SEGUNDO ENTERRO FOI UMA LIÇÃO DE COINCIDÊNCIA. PUDE CONSTATAR QUE ELA SEGUIA EM FRENTE DANDO APOIO AOS OUTROS; PUDE ME SOLIDARIZAR, MESMO NO SILÊNCIO E NA DISTÂNCIA, COM AQUELE QUE UM DIA FOI MUITO MEU AMIGO. E AINDA QUE EU NÃO TENHA SIDO COMUNICADO, A VIDA COMUNICOU.    

EIS, ENTÃO, QUE O TAMANHO DAS PERDAS SEGUE UMA HIERARQUIA NADA OBJETIVA. E PRA SE FALAR DISSO TALVEZ FOSSEM NECESSÁRIAS AS PALAVRAS SIMPLES DAQUELA TIA OU PRIMA, COMO UMA HEBE CAMARGO. PORÉM, PARECE QUE ESSAS 'PARENTES' ANDAM AUSENTES OU TAMBÉM JÁ SE FORAM.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

OUVIDORIA DA PM DE SÃO PAULO FUNCIONA?


EU FUI O MAIS OBJETIVO POSSÍVEL QUANDO LIGUEI HOJE À NOITE NA OUVIDORIA DA PM.

CONTEI AO CABO QUE ME ATENDEU QUE HOUVE UMA ABORDAGEM POLICIAL NUMA CASA DESOCUPADA; QUE OS POLICIAIS RENDERAM DOIS INDIVÍDUOS JÁ DO LADO DE FORA DA CASA E DEPOIS OS LEVARAM DE VOLTA PRA DENTRO. LÁ , DESCERAM O SARRAFO NELES. EU VI ISSO? NÃO. MAS OUVI; OUVI O BARULHO DAS PANCADAS E OS GRITOS QUE SE SEGUIAM.

FORA OUTROS DETALHES, REVELEI AO CABO O PREFIXO DE UMA DAS DUAS VIATURAS. ESSE PREFIXO, CREIO, FOI O ÚNICO MOTIVO PRO OUVIDOR DAR ALGUM CRÉDITO PRA MINHA DENÚNCIA. SEGUNDO ELE, O FATO DE EU NÃO CONHECER AS VÍTIMAS IMPOSSIBILITARIA UM RECONHECIMENTO, EU NÃO SERIA  UMA TESTEMUNHA OCULAR, ETC, ETC.

ORA, SE É UMA DENÚNCIA, A DENÚNCIA TEM QUE SER APURADA, CORRETO? NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE RECORRO À PM, E NÃO HOUVE NENHUMA, REPITO: NENHUMA VEZ  QUE NÃO HOUVESSE UM SENÃO.

FUI OBRIGADO A ARGUMENTAR COM ESSE CABO QUE SE OS RAPAZES FORAM LEVADOS PELAS VIATURAS, DEVERIAM SER CONDUZIDOS A UMA DELEGACIA. ELE RESPONDEU QUE 'NÃO NECESSARIAMENTE'. A PARTIR DAÍ, A CONVERSA TORNA-SE DESESTIMULANTE PRA QUALQUER CIDADÃO. PORQUE SE A POLÍCIA ENQUADRA, BOTA NA VIATURA E LEVA, VAI LEVAR PRA ONDE??

EMBORA O CABO TENHA SIDO EDUCADO O TEMPO INTEIRO, OU, MELHOR DIZENDO, CORTÊS, EU ME SENTI UM RIDÍCULO GASTANDO MEUS CRÉDITOS NO ORELHÃO A FIM DE MANTER MEU IDÔNEO ANONIMATO. AFINAL, JÁ QUE A POLÍCIA NÃO PODE E NEM DEVE CONFIAR EM MIM SEM ME CONHECER, EU, QUE A CONHECI DE VÁRIAS FORMAS DESAGRADÁVEIS, MENOS AINDA DEVO CONFIAR NELA.

NO MAIS, SE FOREM CONFERIR OS DETALHES DA MINHA DENÚNCIA, HORÁRIOS, ETC, SE FOREM ANALISAR O HISTÓRICO DE CADA UM DESSES POLICIAIS ENVOLVIDOS, ALGUMA COISA DESCOBRIRÃO. A POLÍCIA SABE MUITO BEM COMO TRABALHAR, NÃO PRECISO QUERER ENSINÁ-LA.

domingo, 16 de setembro de 2012

O FACEBOOK É A NOSSA CARA

E JÁ QUE NENHUMA CARA É IGUAL A OUTRA, DEVERIA HAVER BILHÕES DE CARAS, CERTO? 
NEM SEMPRE. ÀS VEZES SÃO CARAS BEM PARECIDAS, SEJA PELA FOTO, SEJA PELA IDEOLOGIA. O FATO É QUE CADA UM TEM O FACEBOOK QUE MERECE. CONFESSO NÃO SER FÁCIL RESISTIR AO MAR DE FOFOCA CULTIVADO NESSE SITE. E NEM É PRECISO QUE ALGUÉM CONTE ALGO, AS PRÓPRIAS PESSOAS VÃO SE EXIBINDO PELAS FOTOS, RECADOS PÚBLICOS, ETC. DEMOCRACIA ANTI-PRIVACIDADE. CLARO, OS PODRES MAIS FORTES PERMANECEM À SOMBRA, NA SURDINA, QUE NINGUÉM VAI QUEIMAR O PRÓPRIO FILME. O FACEBOOK É LUGAR DE GENTE FELIZ, ETA POVO FELIZ ESSE DO FACE!  

O QUE NÃO DÁ PRA ENTENDER SÃO AS PESSOAS QUE SOLICITAM AMIZADE MAS JAMAIS RESPONDEM A UMA MENSAGEM NOSSA. EU DELETO ESSA AMIZADE SEM CERIMÔNIA, AFINAL, NÃO QUERO SER MANTIDO COMO UM NÚMERO NO PERFIL DE NINGUÉM. JÁ COM PARENTES, PELO MENOS POR HORA, TENHO UMA POLÍTICA DE NÃO DELETAR NINGUÉM; SE ALGUM NÃO ME RESPONDE, DELETO-O "ONLINEMENTE". SIGNIFICA DEIXÁ-LO À MARGEM DOS MEUS PENSAMENTOS SEM PRIVÁ-LO DA MINHA EXISTÊNCIA. UMA FACETA, DIGAMOS, OBSCURA DO MEU EGO.

NO MAIS, DEVO AGRADECER A ESSA MÍDIA A POSSIBILIDADE DE DIVULGAR E COMPARTILHAR IDEIAS, VÍDEOS ANTIGOS, TEXTOS. OCASIONALMENTE O FACEBOOK PODE VIRAR UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA, DE DISCUSSÃO, DE DIVERSÃO INTELIGENTE E, POR QUE NÃO DIZER, DE ELEVAÇÃO DO ESPÍRITO E DA AUTOESTIMA. FOI ATRAVÉS DO FACEBOOK, INCLUSIVE, QUE CONSEGUI ATRAIR A ATENÇÃO DE MAIS LEITORES AQUI NO BLOG. PRA QUEM GOSTA DE LITERATURA, NADA MAIS GRATIFICANTE.

NESSE ASPECTO, O FACEBOOK E O BLOGGER SÃO A MINHA CARA.

sábado, 15 de setembro de 2012

MINHA DENTISTA E O MÃO-LEVE


EM UM DE MEUS DENTES DEU PERDA TOTAL. PROGNÓSTICO: EXTRAÇÃO E IMPLANTE.

COISAS DA VIDA. E NÃO FOI POR FALTA DE CUIDADO AO LONGO DOS ANOS. DAQUI A POUCO TEREI PERDA TOTAL NO BOLSO.
O DIA DA RETIRADA FOI HOJE. DOUTORA ELIANE, AINDA COM SUAS DORES PÓS-OPERATÓRIAS, TAMBÉM ESTEVE PRESENTE. EU, CONFIADO AO BEM-DISPOSTO DOUTOR EDUARDO, COMECEI A DESCONFIAR DO RITUAL: DERAM-ME UMA TOUCA, ESTENDERAM-ME NO CORPO UM AVENTAL FURADO APENAS NA REGIÃO DOS OLHOS E DA BOCA. E COMO A CONVERSA CONTINUASSE NO MESMO RITMO, ACHEI QUE AGORA ERA USADA PARA DISTRAIR-ME. FIQUEI CONCENTRADO NA PERFÍDIA DA AGULHA DA ANESTESIA, NA DOR APÓS O EFEITO DESTA, ENFIM, EM TUDO DE RUIM QUE ESTAVA POR VIR.
QUE NADA. DOUTOR EDUARDO, CONFORME ME DISSERA A DOUTORA ELIANE, É DA MÃO LEVÍSSIMA. NÃO SENTI DOR ALGUMA, SEQUER A AGULHADA OU AQUELA PRESSÃO DO VENENO AMARGO LATEJANDO NA GENGIVA. DEPOIS, PREPARADO PARA AS DORES PÓSTUMAS, VENHO TOMANDO CORRETAMENTE A MEDICAÇÃO.

É, COMO DIRIA A IRMÃ ZULEIDE DO FACEBOOK, TÔ ORANDO PRA QUE TODOS OS DENTISTAS TENHAM A MÃO LEVE. INCLUSIVE NA HORA DE PASSAR O ORÇAMENTO. OH, GLÓRIA.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DROGA RAIA OU CLAUDIA RAIA?


GENTE ANSIOSA COSTUMA ME TIRAR DO SÉRIO.
-GRANDE, POR FAVOR, QUE ÔNIBUS PASSA NO HOSPITAL DO MANDAQUI? EU PRECISO DESCER BEM EM FRENTE AO HOSPITAL NA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA.
-O JARDIM PERY...
-MAS NO JARDIM PERY QUE PASSOU ESTAVA ESCRITO QUE VAI PELA CONSELHEIRO MOREIRA DE BARROS...
ANTES QUE O RAPAZ DESEMBESTASSE A FALAR, EXPLIQUE-LHE DUAS COISAS: QUE O JARDIM PERY AO QUAL ME REFERIA ERA O DE NÚMERO 1759; QUE EU MORAVA NO MANDAQUI E, PORTANTO, SABIA MUITO BEM DO QUE ESTAVA FALANDO.
DEPOIS DISSO, DESFIANDO PARA ELE A LISTA DE CONDUÇÕES POSSÍVEIS, EMBALEI COM A CHEGADA DO MANDAQUI 107P.
-ESTE AÍ TAMBÉM PASSA.
SUBI NO ÔNIBUS, ELE LOGO ATRÁS DE MIM E, CLARO, AO CHEGAR NA CATRACA CONFIRMOU DE NOVO COM O COBRADOR O ITINERÁRIO. 
NO PONTO TINHA SIDO IGUAL. ELE HAVIA CHEGADO CONVERSANDO COM UMA GAROTA. DESPEDIRAM-SE E ELA SEGUIU CAMINHO. ANTES REPETIU PARA ELE O NOME DE TRÊS LINHAS QUE PASSAVAM NA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA.
DAÍ A MINHA INICIAL INTOLERÂNCIA.
UM MISTO DE PRESSA E DESCONFIANÇA PARECE DOMINAR OS ANSIOSOS; PRESSA DE PERGUNTAR MUITO E SEGUIDAMENTE, A FIM DE NÃO DAREM CHANCE AO INTERLOCUTOR DE ENGANÁ-LOS. DESEJAM TAMBÉM CRIAR UMA EMPATIA INSTANTÂNEA, VISANDO AS SUAS NECESSIDADES. ISSO É O QUE MAIS ME IRRITA.
-NA VERDADE, GRANDE, EU PRECISO DESCER ONDE TEM A DROGA RAIA.
-ENTÃO É UM PONTO ANTES DO HOSPITAL. DESCE NO PRÓXIMO.
-NO PRÓXIMO, JÁ?
-É, MEU AMIGO, NO PRÓXIMO. VOCÊ DESCE QUE A CLAUDIA RAIA FICA EM FRENTE.
-A DROGA RAIA, NÉ?
-NÃO, A CLAUDIA RAIA MESMO. DESCE QUE ELA ESTÁ TE ESPERANDO EM FRENTE AO PONTO.
O RAPAZ DEU UM RISO AMARELO E DESCEU. SÓ NÃO FEZ MAIS PERGUNTA PORQUE A PORTA DO ÔNIBUS JÁ ESTAVA ABERTA.

domingo, 9 de setembro de 2012

FILMES NA TV



HOUVE UMA ÉPOCA EM QUE A TELEVISÃO ABERTA EXIBIA MAIS FILMES À NOITE.
NÃO EXISTIAM TANTOS PROGRAMAS DE ENTREVISTAS, PLANTÕES POLICIAIS, MUITO MENOS A INTRAGÁVEL NOITADA DA IGREJA UNIVERSAL. TIRANDO ESSE ABSURDO DE CONCESSÃO, ESSA DINASTIA EVANGÉLICA DO INFERNO, MAIS OS HORÁRIOS VENDIDOS PARA PRODUTORAS MIL, BOA PARTE DO TEMPO FICA COM OS PROGRAMAS DE ENTREVISTAS. NADA CONTRA.
MAS SOU DA OPINIÃO DE QUE UM FILME RUIM É MELHOR QUE FILME NENHUM. POSSO DIZER QUE HOUVE UM TEMPO EM QUE A RELAÇÃO DAS PESSOAS COM O SIMBÓLICO DE UM FILME ERA FORTE. DISCUTÍAMOS NA ESCOLA, NA RODA DE AMIGOS, O FILME X, A ATUAÇÃO Y, O ENREDO, O FINAL RUIM, OU BOM, OU NÃO ENTENDIDO. ENFIM, FALAVA-SE A RESPEITO.
HOJE, NA ERA DO DVD, DOS CANAIS PAGOS, DA INTERNET, COM A FACILIDADE PARA SE VER OU SE OBTER FILMES, A DISCUSSÃO VIROU ALGO ESPARSO. 
EM MEIO À ONDA DE TERROR CAUSADA PELO "O EXORCISTA", OU À DE SENTIMENTALISMO PELO "OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE", PODE-SE DIZER QUE HOJE, EXCETO PELO FACEBOOK, JÁ NÃO SE COMPARTILHA COMO ANTIGAMENTE.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A MULHER DE BATOM


É UMA QUESTÃO DO GESTUAL.
A FORMA COMO PASSA O BATOM. O JEITO COMO O LÁBIO INFERIOR AJUDA A ESPALHAR NO SUPERIOR. A LÍNGUA QUE, DISTRAÍDA, DESLIZA JUNTO. E UMA VEZ PASSADO O BATOM, O BRILHO DE SATISFAÇÃO NO OLHAR: PELA COR, PELO PODER, POR ALGUMA COISA QUE AINDA VAI CHEGAR.
DEPOIS DISSO A MULHER DE BATOM FICA IGUAL ÀS OUTRAS. E DIFERENTE DE TODAS. ESPALHADA PELA CIDADE, NAS RUAS, NAS LOJAS, A MULHER DE BATOM É UM DESMEMBRAMENTO DE VONTADES. NÃO HÁ NADA MAIS MÍTICO E INCOMPLETO DO QUE UMA MULHER DE BATOM. NÃO HÁ NADA QUE CULTURALMENTE MAIS A DIFERENCIE DOS HOMENS. É PRA FICAR BONITA? É PRA SEDUZIR? PRA DESVIAR A ATENÇÃO? QUEM SABE PRA NADA DISSO.
A MULHER DE BATOM É ALGUÉM QUE EXERCE SUA INDEPENDÊNCIA FEMININA. ALGUÉM QUE DESFRUTA DO PODER DO DETALHE. ALGUÉM CUJO TRONO EM FRENTE AO ESPELHO É SIMBÓLICO E ACONCHEGANTE. ALGUÉM COM INTENÇÕES NÃO EXPLÍCITAS DE 'SAIR DE SI MESMA'. E, VISTA DE PERTO OU DE LONGE, ESTÁ ALÉM DO GOSTO E COMENTÁRIO ALHEIO. MESMO PORQUE PODE, A QUALQUER MOMENTO, MUDAR DE COR DE BATOM. 
ESCONDIDA NO TOALETE OU ESCANCARADA NO SEMÁFORO, LIMPA UM E ESPALHA O OUTRO, UM RUBRO MAIS DIABÓLICO, TRANSFORMANDO-SE EM OUTRA MULHER.

sábado, 1 de setembro de 2012

CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO PAULO


ALGUM CANDIDATO A PREFEITO EM SÃO PAULO JÁ TRAIU A MULHER?
ALGUM JÁ PASSOU O RODO NA CUNHADA OU NO CUNHADO?
ALGUM JÁ ESTEVE ENVOLVIDO COM PEDOFILIA?
JÁ BATEU NA MÃE?
JÁ ROUBOU DO IRMÃO?
JÁ ESTACIONOU NA VAGA DE DEFICIENTES?

PERGUNTAS QUE NÃO TÊM NADA A VER, NÃO É?
POIS FIZ QUESTÃO DE ASSISTIR A UM OU DOIS DO HORÁRIO POLÍTICO SÓ PARA APRECIAR TODA ESSA DISCURSEIRA NADA A VER.

NESTAS ELEIÇÕES NÓS ESTAMOS LASCADOS. É MUITO DIFÍCIL ESCOLHER ENTRE O RUIM E O PIOR. NÃO AVANÇAMOS NADA NO DISCURSO POLÍTICO, QUE É SÓ  ARREMEDO DE CIDADANIA E DE INFORMAÇÃO, UM PASTICHE DE PROGRAMAS DE FOFOCA DA TV.
OS CANDIDATOS LANÇAM MÃO, HÁ DÉCADAS, DO MESMO JEITO DE FALAR, PROMETER, MENTIR OU OMITIR. CONTAM O QUE FIZERAM DE BOM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; TESTEMUNHAM UM 'SINGELO' RETRATO DA SUA VIDA PESSOAL. DOS CANDIDATOS A VEREADOR, EM FUNÇÃO DO TEMPO, FRASES FEITAS 'QUE JUNTOS IREMOS LUTAR PELOS DIREITOS DA FAMÍLIA, DOS TRABALHADORES, PELA MORAL E PELOS BONS COSTUMES...'

QUE CARALHO SIGNIFICA TUDO ISSO?

QUE O PROGRAMA ELEITORAL BRASILEIRO AINDA É PRODUZIDO DE FORMA ARCAICA, PIEGAS, COMO SE VIESSE DO FUNDO DO QUINTAL. ACONTECE QUE A INTENÇÃO DE RESULTADO AINDA É A MESMA: PARA OS CANDIDATOS, O SALÁRIO, OS 'EXTRAS', E A POSSIBILIDADE DE CRESCER NUMA CARREIRA FEITA DE ACORDOS, CONCHAVOS E VIDA MANSA. ENQUANTO NOS DESINTERESSAMOS DO HORÁRIO POLÍTICO, OUTROS MAL-INTENCIONADOS SURGEM NA VIDA POLÍTICA. E AQUILO QUE PARA NÓS É UMA CHATICE INSTITUCIONAL, PARA ELES É OURO RELUZENTE.

INFELIZMENTE NESTE BRASIL O QUE EM GERAL PREVALECE DE UM CANDIDATO COM BOA FORMAÇÃO É A ASTÚCIA. DE UM CANDIDATO SEM BOA FORMAÇÃO É O TALENTO PARA APRENDER RÁPIDO O JOGO. HAJA VISTA O ÚLTIMO PRESIDENTE QUE TIVEMOS.
QUANDO O CANDIDATO A PREFEITO CHALITA FALA SOBRE AS PICUINHAS ENTRE PT E PSDB, PICUINHAS QUE 'NÃO FAVORECEM A CIDADE', QUER CONVENCER QUE O PMDB E ELE SÃO A MELHOR ESCOLHA, NUM PROSELITISMO QUE NÃO ENGANA NINGUÉM.
POR QUE NENHUM CANDIDATO É CAPAZ DE FALAR SOBRE OS PROBLEMAS QUE NÃO SE RESOLVERÃO NUM ÚNICO MANDATO, E MESMO ASSIM SER CAPAZ DE SE COMPROMETER A INICIAR TRABALHO PELA SOLUÇÃO? É PORQUE ISSO NÃO DÁ VOTO? E QUE TAL, ENTÃO, ELES SE COMPROMETEREM A MANTER O QUE ESTÁ FEITO E FUNCIONANDO EM CONFORMIDADE?
É QUE ASSIM, SABE, FALANDO BEM DO OPONENTE, SERIA DAR OURO PARA O BANDIDO, OU MELHOR, PARA O OUTRO POLÍTICO.