Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

HUMORISTA NÃO SIGNIFICA HUMORADO



HUMORISTA MAL HUMORADO É UMA BOSTA.

EU FIQUEI FÃ DE UMA ATRIZ, ESCRITORA E ROTEIRISTA POR CAUSA DO SEU SERIADO NA TV. NÃO CANSO DE ASSISTI-LO. MAS CANSEI RÁPIDO DA CARA DELA COMO JURADA NUM PROGRAMA DE PRÊMIO DE HUMOR. ENTEDIADA, CURTA E GROSSA COM OS PARTICIPANTES, MAIS GROSSA DO QUE CURTA.
CLARO QUE NINGUÉM É HUMORADO VINTE E QUATRO HORAS. GOSTO DE LEMBRAR DOS 'TIPOS' DE JURADOS QUE JÁ TIVEMOS NA TV: PEDRO DE LARA, FINGINDO DE AGRESSIVO OU DE VELHO BOY; SÉRGIO MALANDRO, COM SEUS 'GLUGLUS'; ELKE MARAVILHA, COM VISUAL MUITO ALÉM DO DAS DRAGS; A ENFEZADA ARACI DE ALMEIDA, QUE TAMBÉM DISPARAVA UNS VENENOS ENGRAÇADOS. SEM FALAR NAQUELA PRESEPADA TODA DOS JURADOS ENTRE SI, DOS JURADOS COM OS PARTICIPANTES NO INTUITO DA FARSA E DO DIVERTIMENTO.

SÃO INFINITOS OS TIPOS DE HUMOR E DE HUMORISTAS. ALGUNS, ESPONTÂNEOS; OUTROS, MAIS ESTUDADOS. PORÉM, HUMOR É HUMOR. ARRANCA SORRISOS, RISOS, GARGALHADAS, NÃO SE APEGA A JUÍZO DE VALOR.

E ANTES QUE EU PRÓPRIO EMBARQUE NESSA DE JULGAR, SÓ VOU ASSISTIR À ATRIZ, ESCRITORA E ROTEIRISTA NO SEU SERIADO. COMO JURADA, SEM TER CRIADO UM TIPO, ANTIPÁTICA COM OS PARTICIPANTES, PREFIRO NÃO VER MAIS A SUA FUÇA.

NÃO SOU OBRIGADO.

sábado, 18 de agosto de 2012

O SORRISO DE SANDRA BRÉA



SANDRA BRÉA, APESAR DE TODO O SEU CURRÍCULO, NÃO FOI UNANIMIDADE. FALO ISSO PELA ÓTICA DO PRECONCEITO QUE PERMEAVA OS ANOS DE 1970 E A MINHA INFÂNCIA ADOLESCENTE. PRECONCEITO RELACIONADO AO FATO DELA SE EXPOR BASTANTE COMO ARTISTA.
SOMOS UM POUCO DAQUILO QUE OUVIMOS, ASSISTIMOS, LEMOS. E PARA UM RECÉM-ADOLESCENTE, AINDA SEM  FORMAÇÃO DE IDEIAS, FICAM O ENCANTAMENTO E O PECADO MISTURADOS. SANDRA BRÉA ERA UMA MULHER PROIBIDA, AQUELA QUE NA TV FAZIA PAPÉIS NORMAIS E NO CINEMAS E NAS REVISTAS APARECIA PELADA E TRANSGRESSORA. FOI A RESPONSÁVEL POR EU ASSISTIR AO MEU PRIMEIRO FILME PORNÔ NÃO EXPLÍCITO AOS 14 ANOS; A RESPONSÁVEL POR EU 'CABULAR' AULA À TARDE, NO MEIO DA SEMANA, PARA ENTRAR ILEGAL NUM CINEMA COM A CONIVÊNCIA DO CAIXA E DO PORTEIRO.
CONTUDO, NUMA ERA PRÉ-SILICONE, POR MAIS LASCIVOS QUE PUDESSEM SER SEUS FILMES OU FOTOS, SANDRA BRÉA ESBANJAVA NATURALIDADE: ALTA, MAGRA, SEIOS PEQUENOS, VOZ FIRME. JÁ TINHA SIDO GORDA. E SEU SORRISO, ENTÃO, ESSA TALVEZ UMA MARCA QUE PODERIA INDUZIR A UMA OBSESSÃO. FOI REVENDO O VÍDEO ACIMA QUE ESTIVE ÀS VOLTAS COM ALGO QUE EM ALGUMAS PESSOAS PARECE INDESTRUTÍVEL. AQUELES DENTES DE SANDRA BRÉA À MOSTRA, DENTES JUVENIS, SEU INCISIVO LATERAL DIREITO LIGEIRAMENTE APONTADO PARA FORA, EM CONJUNTO COM O ROSTO, SEUS OLHOS MEIO ESTRÁBICOS, SEM DÚVIDA É A LEMBRANÇA ETERNA QUE SE PODE TER DELA. 
NO CONTO 'BERENICE', DE EDGAR ALAN POE, A OBSESSÃO DO PROTAGONISTA PELO SORRISO DE SUA PRIMA NOIVA, RECÉM-FALECIDA, O LEVA A EXTREMOS. POIS UM SORRISO NÃO SE SUSTENTA SOZINHO, É CONDIÇÃO DE UM ESTADO DA ALMA.  
E POR UMA CONDIÇÃO DE EXTREMA JUVENTUDE, NOS IDOS DE 1970 SÓ FOI POSSÍVEL EU VER A SANDRA LÁ NO ALTO. MAIS TARDE QUE A ENTENDI COMO UMA BOA ATRIZ, VERSÁTIL EM PERSONAGENS E EM FIGURINOS, NOS QUAIS SEMPRE APARECIA BEM. NA VERSÃO ELA MESMA, NO ENTANTO, PARA MIM BASTOU OS CABELOS LISOS E REPARTIDOS AO MEIO, ROSTO COM OU SEM MAQUIAGEM, E DE CUJO OLHAR SEMPRE BROTAVA AQUELE SORRISO.

MEUS LEITORES VISÍVEIS E INVISÍVEIS



EU COSTUMO SEMPRE ACOMPANHAR AS VISUALIZAÇÕES NESTE MEU BLOG.

É BOM SABER A QUANTIDADE DIÁRIA, QUAIS OS TEXTOS MAIS ACESSADOS E EM QUAIS PAÍSES ALGUÉM ESTÁ DANDO UMA 'ESPIADINHA'. ACESSOS NÃO SÃO GARANTIA DE LEITORES. ÀS VEZES PODE SER UM TÍTULO, FOTO OU FRASE QUE CHAMA A ATENÇÃO. JÁ ESTÁ VALENDO. 
POR OUTRO LADO, PELA REGULARIDADE DE VISUALIZAÇÕES, PRINCIPALMENTE ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS, GOSTO DE ACREDITAR QUE HAJA LEITORES. SEM FALAR DOS ACESSOS NA EUROPA, NO JAPÃO E CANADÁ. ACREDITO TAMBÉM QUE O FACEBOOK AJUDA NA DIVULGAÇÃO. DESDE QUE COMECEI A  COMPARTILHAR VÊM E VEEM OS AMIGOS, OS AMIGOS DE AMIGOS, E POR AÍ VAI.

TODO DIA, CONFESSO, FICO CURIOSO COM RELAÇÃO AOS LEITORES: QUEM SÃO, DE ONDE SÃO, QUANTOS SEGREDOS E HISTÓRIAS TERIAM PARA DIVIDIR. QUEM SABE MAIS MATERIAL LITERÁRIO PARA DISSEMINAR NESTE ESPAÇO, NESTA MINHA MORADA ONDE NÃO DESEJO PERMANECER SOZINHO.

OBRIGADO POR ME VISITAREM.

sábado, 11 de agosto de 2012

DE NOVO OU BALADA PARA FELIPE V FINAL



-UM SONHO?
-UM NÃO, VÁRIOS.
-COM ELA?
-SEMPRE COM ELA. 
- E SEMPRE NO MESMO LUGAR?
-COMO SE EU NUNCA TIVESSE SAÍDO DALI.

DE FRENTE PARA O LAGO, AGORA EM SILÊNCIO, DE NOVO O RAPAZ PONDEROU. E, AO LADO DE UM AMIGO, JUNTOS REFLETIRAM SOBRE COISAS QUE NA VIDA SE REPETEM. 

DE NOVO OU BALADA PARA FELIPE IV


-FÁCIL NÃO FOI, MAS PASSOU.
-PASSOU UM ANO, CARA, NÃO É LOUCO?
-E A GENTE AGORA CONVERSANDO NUMA BOA.
-ENTÃO VOCÊ VAI FICAR FORA POR DOIS ANOS?
-TALVEZ MAIS. MAS EU VOLTO.

AO SE DESPEDIREM, O RAPAZ DEU UM TEMPO POR ALI. ESTAVA DE COSTAS PARA O LAGO, E POR INSTANTES DUVIDOU SE ERA ELE PRÓPRIO QUEM ESTAVA DE PARTIDA.

*este foi o penúltimo da série

domingo, 5 de agosto de 2012

DE NOVO OU BALADA PARA FELIPE III


-ESQUECI DE LEMBRAR.
-LEMBRAR DE QUÊ?
-QUE HÁ TRÊS MESES NÃO PENSO EM VOCÊ.
-SE NÃO PENSA, PRA QUE LEMBRAR?
-PORQUE NO FUNDO AINDA DÓI.

ESTAVAM A PONTO DE SE ENCARAR, MAS O ESTRONDO DO TROVÃO ACORDOU O RAPAZ. E UMA MISTURA DE SONHO E VIDA INSINUOU-SE PELA CORTINA ENTREABERTA DO QUARTO. 

*e a série prossegue

sábado, 4 de agosto de 2012

IMPÉRIO DO MAL


EMPRESÁRIO RICARDO PRUDENTE DE AQUINO FOGE DE UMA ABORDAGEM POLICIAL. É PERSEGUIDO E MORTO PELA PM. PORTAVA MACONHA.

SÃO PRESOS JOVENS DE CLASSE MÉDIA, ESTUDANTES E TRABALHADORES, QUE À NOITE FAZIAM HORA EXTRA COM SEQUESTROS RELÂMPAGOS. O LÍDER DELES, BRUNO RODRIGUES GUEDES DE JESUS, JÁ ESTAVA DETIDO DESDE ABRIL. 

A CRIMINALIDADE VERSUS ATUAÇÃO POLICIAL SERIA OPERAÇÃO MATEMÁTICA SIMPLES OU EQUAÇÃO?

ATRIBUI-SE À FUGA DE RICARDO PRUDENTE DE AQUINO O FATO DE ELE ESTAR COM MACONHA. ATRIBUI-SE MEDO E DESPREPARO DA POLÍCIA NA ABORDAGEM E NA AÇÃO. ATRIBUI-SE AOS JOVENS DELINQUENTES DE CLASSE MÉDIA UM SONHO DE ÍCARO, DE PLAINAR NUMA VIDA BOA, INCONSEQUENTE, SEM PEGAR NO PESADO SIMPLESMENTE PORQUE SÃO UNS VAGABUNDOS. 

POLÍCIA ABORDA, O CARA FOGE, É PERSEGUIDO E MORTO. POLÍCIA PRENDE, INVESTIGA, O RESTO DA QUADRILHA É PRESA. NUMA SITUAÇÃO, FINAL DESASTROSO; NOUTRA, FINAL ACERTADO ATÉ A DEFINIÇÃO DA JUSTIÇA.

NO MEIO DISSO, A FACILIDADE DE SE OBTER NARCÓTICO; A FACILIDADE DE SE OBTER UMA ARMA DE FOGO; A GLOBALIZAÇÃO DO DESEJO E DO CONSUMO, ALIMENTADOS PELA PROPAGANDA; OS EXEMPLOS DE IMPUNIDADE NA POLÍCIA, NA POLÍTICA, NA SOCIEDADE ABASTADA. ENFIM, PARA CADA GESTO DE TOLERÂNCIA E CONIVÊNCIA COM OS ERROS DOS FILHOS, PARA CADA SUBORNO DADO OU PEDIDO, PARA CADA DESVIO NA ATIVIDADE PÚBLICA, A CONSEQUÊNCIA É A CORRUPÇÃO.

QUEM OU O QUÊ JUSTIFICA A FUGA DE RICARDO, O ERRO CONTROVERTIDO DA POLÍCIA, A OPÇÃO DOS JOVENS CLASSE MÉDIA PELA GLAMOUROSA E DISFARÇADA VIDA?

CREIO AQUI TRATAR-SE MESMO DE UMA EQUAÇÃO.