Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

MINHA DENTISTA E OS PEITÕES DA PAMELA ANDERSON


NA CAPA DO DVD DE UM FILME DE SUSPENSE APARECE A PAMELA ANDERSON COM SEUS PEITÕES E DECOTE. O TÍTULO: "PERSEGUIDOS", QUE ANTES DE ASSISTIR EU PODERIA CHAMAR DE "A PERSEGUIDA". 
MINHA DENTISTA, COM ALGUNS DVDS NA MÃO PRA ME PRESENTEAR, FAZ QUESTÃO DE DIZER QUE NÃO SABE DO QUE SE TRATA AQUELE SUSPENSE COM 'CARA DE PORNÔ'. É O SUFICIENTE PRA GENTE CAIR NA RISADA.
SE ALGUÉM JULGAR MUITA INTIMIDADE ENTRE PESSOAS QUE SE CONHECEM HÁ MENOS DE DOIS MESES, É PORQUE NÃO CONHECE A DOUTORA ELIANE. JÁ NA PRIMEIRA CONSULTA EU SAÍ DE LÁ CONTAGIADO PELO SEU ASTRAL. ELA TEM O DOM DE MELHORAR O DIA DAS PESSOAS. NA REALIDADE, DE VISTA EU JÁ A AVISTARA EM ALGUNS ANIVERSÁRIOS INFANTIS. ELA COSTUMA CHEGAR COM A FAMÍLIA, SORRINDO E CUMPRIMENTANDO QUEM ENCONTRA PELA FRENTE. NA SAÍDA É A MESMA COISA.
EU, QUE OSCILO ENTRE A DISCRIÇÃO E A CONFIANÇA, COM PESSOAS MAIS FALANTES ACABO FICANDO CONFIADO.
ALIÁS, NESTES DIAS ANDEI PENSANDO SOBRE A FIDELIDADE E A LIBERDADE QUE EXISTEM NAS RELAÇÕES ENTRE DOUTORES E PACIENTES; ENTRE A GENTE E O NOSSO DENTISTA, PEDIATRA, GINECOLOGISTA, PROCTOLOGISTA... OPS, COM ESTE A RELAÇÃO É DE PROFUNDA ENTREGA. NA CONSULTA, EXCLUSIVIDADE TOTAL; FORA DALI, CADA UM APRONTA O QUE QUISER.
E NA CONFIANÇA TAMBÉM SE PODE CONSTRUIR UM UNIVERSO, MUITAS VEZES UM APRENDIZADO COM A VIDA DO OUTRO. DOUTORA ELIANE DESCOBRIU QUE GOSTO DE FILMES DE TERROR; EU DESCOBRI QUE ELA NÃO GOSTA. JAMAIS SABERÍAMOS DISSO SE NÃO CONVERSÁSSEMOS. NEM EU GANHARIA TANTOS DVDS NÃO ASSISTIDOS POR ELA.
POR FIM, HOJE DESVENDEI O MARKETING DO PIRATÃO. A IMAGEM DA PAMELA ANDERSON NA CAPA ESTÁ APENAS SOBREPOSTA COMO CHAMARIZ. ELA NÃO FAZ NEM PONTA NO FILME. NA TERÇA-FEIRA VOU CONTAR TUDO PRA MINHA DENTISTA.
ISSO SE ELA NÃO LER ESTE TEXTO ANTES.

sábado, 21 de julho de 2012

O TEMPO DE 'FLOR DE IR EMBORA', DE FÁTIMA GUEDES


HÁ DOZE ANOS EU OUVIA NO TREM A MÚSICA 'FLOR DE IR EMBORA'. IA DA LUZ ATÉ FRANCISCO MORATO, NO MEU NOVO E ESTÁVEL EMPREGO DE CONCURSADO.
O PERCURSO ATÉ A ÚLTIMA ESTAÇÃO ERA LONGO, ASSIM COMO ME PARECIA LONGA A LETRA DA MÚSICA.
"FLOR DE IR EMBORA
É UMA FLOR QUE SE ALIMENTA
DO QUE A GENTE CHORA... "
EU AINDA NÃO TINHA NOÇÃO DE QUANTOS ANOS PERMANECERIA NA EMPRESA, MENOS AINDA DAS COISAS QUE NELA ME AGUARDAVAM. MAS ERA NECESSÁRIO FINCAR-ME NUMA NOVA ROTINA.
" ...ROMPE A TERRA, DECIDIDA
FLOR DO MEU DESEJO
DE CORRER O MUNDO AFORA... "
E INDO PARA TÃO LONGE, ONDE HAVIA VAGA, ORGANIZANDO A VIDA PRÁTICA, MONETÁRIA, PARA PODER SONHAR UM POUCO COM TODO O RESTO.
" ...FLOR DE SENTIMENTO
AMADURECENDO AOS POUCOS A MINHA PARTIDA
QUANDO A FLOR ABRIR INTEIRA 
MUDA A MINHA VIDA
ESPEREI O TEMPO CERTO... "
SIM, AQUELE ERA O TEMPO.  O DE PARTIR, O DE FICAR, O DE, ENFIM, MUDAR O QUE NÃO IA BEM.
" ...E LÁ VOU EU
E LÁ VOU EU
FLOR DE IR EMBORA, EU VOU
AGORA ESSE MUNDO É MEU... "
E LÁ IA EU NO TREM, NÃO TÃO CERTO DE QUE ESSE MUNDO FOSSE MEU, DE QUE EU TIVESSE TANTA GARRA. PORÉM, A CERTEZA DE UMA CORAGEM DE IR, SIM, E QUE PARTE DESSA CORAGEM E ATITUDE ERA MINHA.
" ...E LÁ VOU EU
E LÁ VOU EU
FLOR DE IR EMBORA... "
NO TREM, NAQUELE TEMPO, SABENDO TÃO POUCO SOBRE A ARTISTA FÁTIMA GUEDES, LEMBRAVA-ME, NO ENTANTO, DE UMA ENTREVISTA EM QUE ELA CITOU ESTA MÚSICA. TINHA RELAÇÃO COM SUA IDA PARA OS ESTADOS UNIDOS, COM SUAS LUTAS E CONQUISTAS.
NO TREM, NAQUELE TEMPO, COROANDO MINHA PEQUENA E ÍNTIMA MUDANÇA, O SOM E A VOZ DE FÁTIMA IAM ME INSERINDO NO UNIVERSO DO 'FAZ SENTIDO', NAS MÚSICAS QUE PELA FORMA GENEROSA PARECEM DIRIGIDAS A NÓS.
PAULO R MENDES, CONTA 'OLUAP65' NO YOUTUBE, COMENTOU, A RESPEITO DE OUTRA MÚSICA, SOBRE A 'CAPACIDADE INENARRÁVEL' DE FÁTIMA 'DE PENETRAR NA HISTÓRIA PSICOSSOCIAL DE CADA INDIVÍDUO'.
VIAGEM LONGA, LONGOS ANOS, TREM ESPANHOL COM MÚSICA, QUE FOI UMA SORTE NAQUELE DIA, EU FUI. EM MUITOS OUTROS DIAS SEM MÚSICA, COM CHUVA, ATRASOS, EM TRENS MAL CONSERVADOS, EU TAMBÉM FUI.
E ÀS VEZES O TEMPO E O MUNDO DE FÁTIMA GUEDES TAMBÉM FORAM MEUS.

domingo, 15 de julho de 2012

DE NOVO OU BALADA PARA FELIPE II

-ESTOU SONHANDO MENOS COM VOCÊ.
-É ASSIM QUE VOCÊ VAI ESQUECENDO.
-MAS EU NÃO QUERO ESQUECER!
-NÃO PRECISA QUERER. O TEMPO O FARÁ.
-SE FOSSE ASSIM VOCÊ NÃO ESTARIA AQUI AGORA.

QUANDO A MOÇA IA ARGUMENTAR, O DESPERTADOR RUGIU. O RAPAZ, COM O GOSTO AMARGO DA MANHÃ, REMEXEU-SE NA CAMA. E ACORDOU DE NOVO.

*do primeiro 'contículo' para este com o mesmo título, uma pequena série com o marcador 'balada para felipe'

sábado, 14 de julho de 2012

TOCA FOGO NO MARIDO

A CRÔNICA POLICIAL SEGUE OS PASSOS DO MUNDO CÃO.
DESTA VEZ UMA MULHER, ARREPENDIDA DE TOCAR FOGO NO MARIDO ESPANCADOR, LIGA A MANGUEIRA PARA IMPEDIR O PIOR. LEMBRO-ME DAS PALAVRAS DO DOUTOR DRAUZIO VARELLA, DE QUE A MELHOR E ÚNICA COISA PARA QUEIMADURAS É O CONTATO PROLONGADO COM A ÁGUA. PORQUE A PELE CONTINUA A QUEIMAR MESMO COM A CHAMA APAGADA.
A CHAMA DA VINGANÇA, PORÉM, DE ORDEM PSICOLÓGICA, PODE EXTINGUIR-SE ANTES.
MAIS UMA VEZ NADA SABEMOS DE VERDADE SOBRE ESSA MULHER OU SOBRE ESSE MARIDO, UMA UNIÃO ONDE IMPERA O QUERER E O DEIXAR-SE FERIR. POR FORA OU POR DENTRO DA PELE, PELO SILÊNCIO OU PELAS PALAVRAS, ESSA ASSOCIAÇÃO, COMO TANTAS, É UM PORÃO DE ASSUNTOS DESCONHECIDOS QUE NA SUPERFÍCIE NOS PARECEM TRIVIAIS.
E DE FORMA TRIVIAL VEIO A MANGUEIRA, A MEU VER O OBJETO MAIS MARCANTE NA HISTÓRIA, POIS SEU JATO INTERROMPE A CONSOLIDAÇÃO DA VINGANÇA. E APRESENTA PARA A CRÔNICA POLICIAL UMA MULHER QUE ERRA, MAS QUE NÃO CHEGA, POR HORA, A SE TRANSFORMAR EM ASSASSINA.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

DE NOVO ou BALADA PARA FELIPE


-SONHEI COM VOCÊ.
-DE NOVO?
-NÃO, FOI A PRIMEIRA VEZ.
-E COMO FOI?
-NO SONHO EU DISSE QUE AINDA TE AMAVA.
-DE NOVO?
-EM SONHO FOI A PRIMEIRA VEZ.
-NÃO, NA VIDA REAL É QUE VOCÊ NUNCA ME DISSE NENHUMA VEZ.

O RAPAZ IA RESPONDER MAS ACABOU ACORDANDO. E REMEXEU-SE NA CAMA. DE NOVO.

* uma licença para um 'contículo' neste blog de crônicas

sábado, 7 de julho de 2012

SEQUESTRADOR DE BRENDA

SINISTRA A HISTÓRIA DE JORGE ANTUNES CARDOZO, O SEQUESTRADOR DA MENINA BRENDA DE 4 ANOS. CASO FELIZMENTE SOLUCIONADO, A JUSTIFICATIVA DO HOMEM DE USAR A CRIANÇA PARA FACILITAR A MENDICÂNCIA É ASSUSTADORA.
A PORCENTAGEM ENORME DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS QUE NUNCA MAIS SÃO ENCONTRADAS, NEM VIVAS NEM MORTAS, PARECE ROTEIRO DE FILMES DE MISTÉRIO E DE TERROR.
ATÉ ONDE ACOMPANHEI, NÃO HÁ INDÍCIOS DE QUE ESSE CIDADÃO SEJA ASSASSINO OU CRIMINOSO SEXUAL, MAS DE ALGUMA PERTURBAÇÃO ELE PADECE. CASOS COMO ESSE MOBILIZAM NOSSA ATENÇÃO NA DINÂMICA DA INVESTIGAÇÃO E CAPTURA, E POUCOS SE DETÊM NOS ASPECTOS SOMBRIOS DO ASSUNTO: UM HOMEM QUE SEQUESTRA UMA CRIANÇA PARA FINS ESPECÍFICOS SEM A MÍNIMA PREOCUPAÇÃO COM O SOFRIMENTO DA FAMÍLIA; QUE CORTA OS CABELOS DESSA CRIANÇA PARA ELA NÃO SER RECONHECIDA; QUE ACOMPANHA PELA TELEVISÃO AS INVESTIGAÇÕES SOBRE SUA PRÓPRIA DELINQUÊNCIA; QUE AO SER DESCOBERTO BUSCA REFÚGIO ONDE POSSA VOLTAR AO SEU ANONIMATO.
FEITO UMA FICÇÃO, CASO ESSA HISTÓRIA NÃO FOSSE SOLUCIONADA, IMAGINO ANOS MAIS TARDE O OLHAR PERDIDO DE BRENDA. OLHAR DE UMA AUSÊNCIA QUE ELA PRÓPRIA NÃO SABERIA EXPLICAR. E ASSIM, REPETINDO OS PASSOS DE SEU SEQUESTRADOR, APÓS UMA VIDA DIFÍCIL NAS RUAS, PASSARIA A SUBTRAIR COISAS E CRIANÇAS COMO SE TIVESSE DIREITO ABSOLUTO SOBRE ELAS.

domingo, 1 de julho de 2012

SE TOCA, CLARO



ERA SÓ O QUE ME FALTAVA.
AGORA, PARA OUVIR MEUS RECADOS, SEGUNDO O RECADO DA CLARO, EU TENHO QUE CONFIRMAR A ASSINATURA ELETRÔNICA E POR 'APENAS' R$0,50 POR SEMANA EU POSSO RESGATAR TODOS OS MEUS RECADOS E 'MUITO MAIS'. 

RECADOS, DIGA-SE DE PASSAGEM, DEIXADOS POR ALGUÉM QUE JÁ PAGOU O CUSTO DE UMA LIGAÇÃO PARA CELULAR. RECADOS, DIGA-SE DE PASSAGEM, QUE ATÉ MESMO A TELEFÔNICA, QUANDO EU ERA ASSINANTE, NÃO COBRAVA PELO SERVIÇO.

AGORA, SRA CLARO, ALGUMAS PERGUNTAS: 
ISSO É PORQUE EU SOU ASSINANTE PRÉ-PAGO?
ISSO É PORQUE EU CARREGO O MÍNIMO POSSÍVEL O ANO INTEIRO E USO O TELEFONE MAIS EM CASO DE EMERGÊNCIA? 
ISSO É PORQUE EU MANDO MUITO MAIS TORPEDOS PARA ME COMUNICAR E FACILITAR A VIDA?
ISSO É PORQUE, COM EXCEÇÃO DAS LIGAÇÕES PARA OUTRO CLARO, EU NÃO ME RENDO À TENTAÇÃO DE FICAR PAGANDO QUASE R$2,00 POR MINUTO PARA OUTRO CELULAR E/OU FIXO?

QUER DIZER, O 'BENVINDO À CLARO, ESTA LIGAÇÃO É GRATUITA' EU POSSO OUVIR QUINHENTAS MIL VEZES, SE QUISER LIGAR PARA O *555, MAS NÃO POSSO OUVIR O RECADO QUE DEIXARAM PARA MIM?

USANDO UMA LINGUAGEM MAIS CORRETA, EU REPITO: 'SE TOQUE, CLARO', OU, MELHOR AINDA, 'TOQUE-SE, CLARO'.

E, SEM MAIS, NÃO ME VENHA, DE FORMA ARBITRÁRIA, QUERER TOCAR NO MEU BOLSO.