Páginas

sábado, 7 de agosto de 2010

PARTIDA INESPERADA



CÉLIA FOI ARRANCADA DE NÓS EM MENOS DE QUINZE DIAS. DESCOBRIU-SE LEUCÊMICA DE UMA HORA PARA OUTRA, INTERNOU-SE NUM SÁBADO E DUAS QUINTAS-FEIRAS DEPOIS JÁ ESTAVA ENTERRADA.
ALGUNS DESAPARECIMENTOS SÃO TÃO REPENTINOS QUANTO VIOLENTOS. COMO PUXAR UMA CRIANÇA DE UM COLO, OU DESABAR NUM ABISMO, OU TER O CORPO ARREMESSADO DO CHÃO POR UM VEÍCULO SURGIDO DO NADA. E NÃO EXISTE QUALQUER PREPARAÇÃO DE PARTIDA PARA NÓS, NÓS QUE FICAMOS; CHEGA UMA SOMBRA, UM MAL-ESTAR, O DIA VIRA ESCURIDÃO E TRAZ A PIOR DAS NOTÍCIAS.
CÉLIA LIMPAVA MINHA CASA. NÃO ERA PROPRIAMENTE UMA AMIGA, MAS UMA CONHECIDA ÍNTIMA. FREQUENTAVA ALGUNS DE MEUS FAMILIARES E, PELA MESMA ORIGEM RELIGIOSA ERA, SIM, AMIGA DE MINHA MÃE E DE OUTROS PARENTES PRÓXIMOS. SEMPRE POR PERTO, CREIO QUE CÉLIA FIGURARIA, COMO PESSOA MÃE JOVEM, SAUDÁVEL E PRESENÇA DE TODAS AS HORAS, A MAIS INSUSPEITÁVEL PARA A MORTE. PORÉM, A MORTE ENGANA. TODOS OS DESTINOS NOS LOGRAM. QUEM VAI FICAR SEM QUEM É A GRANDE INCÓGNITA.
LIMPAR A CASA. PENSEI MUITO NOS TIPOS DE LAÇOS, NAS MINHAS REAÇÕES A NOTÍCIAS INIMAGINÁVEIS, EM QUANTO TAL DESAPARECIMENTO AQUI E ALI ERA CAPAZ DE CAUSAR EM MIM ALGUMA EMOÇÃO. ÀS VEZES TEMOS A NOTÍCIA DE MORTE DE ALGUM CONHECIDO QUE HÁ MUITO NÃO VEMOS; E ENTÃO NÃO SE SENTE NADA PELA DISTÂNCIA.
LIMPAR UMA CASA É UMA ATIVIDADE SECRETA. QUALQUER PESSOA DESVENDARÁ SEGREDOS DO DONO, E SEM QUERER COMPARTILHARÃO ESSE SILÊNCIO. ESTE É O PRÓPRIO LIMITE. CÉLIA, QUE DE UMA AGENDA LOTADA ACABOU VINDO EM CASA EM ALGUNS DOMINGOS, ÀS VEZES, AO ENCONTRAR-ME QUASE SAINDO, PERGUNTAVA SE EU TINHA ALGUMA RECOMENDAÇÃO COM RELAÇÃO À LIMPEZA DO DIA.
JÁ FIZ FAXINA EM CASAS ALHEIAS E UMA DAS MARCAS QUE GOSTAVA DE DEIXAR ERA UMA ESPÉCIE DE AVISO, EM DIVERSOS CANTOS, DE QUE PASSEI POR ALI. NADA MELHOR DO QUE UMA PENTEADEIRA LIMPA E COM OS PERFUMES PROPOSITADAMENTE TROCADOS DE LUGAR. CADA QUAL COM SEU MÉTODO.
CÉLIA PASSOU PELA MINHA CASA COMO PASSA A MÃE D'ÁGUA NO LAGO. MARCOU SUA PRESENÇA PELO PASSO LEVE DA VASSOURA, PELA DISCRIÇÃO NA SUA MANEIRA DE SER: MULHER ALTA, MAGRA E SUAVE, MULHER DE UMA AUTORIDADE HONESTA NA LIMPEZA, SEM ALARDE, SEM MUITAS PALAVRAS.
QUANDO ELA JÁ ENTERRADA E EXTINTA, E A CERTEZA DO NUNCA MAIS, DEIXEI-ME LEVAR PELO CHORO. FOI UM DIA INTEIRO DE LÁGRIMAS, COMO SE ELAS LIMPASSEM ALGO NEBULOSO DENTRO DE MIM. ALGO QUE NENHUM CONSTRANGIMENTO IMPEDIRIA DE SENTIR. CÉLIA ERA UMA PESSOA DE QUEM GOSTAVA, EMBORA, NUMA DISTÂNCIA CURTA, EU NEM SOUBESSE DIREITO.

domingo, 1 de agosto de 2010

UMA, CARIOCA; OUTRA, GAÚCHA






CONHECI AMBAS NO CURSO DE LOCUÇÃO NO SENAC ENTRE 2001 E 2002. AMBAS TÊM BELAS VOZES. CREIO QUE DUAS DAS MAIS BONITAS.
MAYRA TEM A GRAÇA COMUNICATIVA DAS GEMINIANAS E AQUELE AR INOMINÁVEL CARIOCA, QUE PARECE QUE POR ONDE PASSA DEIXA UMA GRAÇA, UMA RESPIRAÇÃO MAIS COLORIDA. E É CLARO QUE JÁ ME DEI A REPARAR NO SEU JEITO CATALISADOR. SER O MAIS LEVE POSSÍVEL, NUMA MESA ENTRE AMIGOS, E DIVERTIR-SE, FALAR, SORRIR SEM NENHUM ESFORÇO. POR OUTRO LADO, PELA SUA DESCENDÊNCIA
ORIENTAL JAPONESA, APARECE UMA FACE DE MISTÉRIO, BEM DE LEVE, QUE SE REVELA EM DOCILIDADE E DISCRIÇÃO JUNTAS.
GLAUCE, A GAÚCHA, É DO AMOR E DO PALAVRÃO. SE ALGUÉM OUVIR UMA VOZ DIZENDO: "VOCÊ LIGOU PARA DOIS NOVE SETE NOVE.... DEIXE SEU RECADO..." NÃO PODERÁ IMAGINAR QUE SEU DIA NO TRABALHO FOI DO CÃO. TEM A OBJETIVIDADE LABORIOSA DA CAPRICORNIANA, PORÉM, ASSIM COMO EU PRÓPRIO PENSO E INTERAJO, NEM SEMPRE SUA ROTINA É DAS MAIS JUSTAS. GLAUCE TEM O PODER DE AGREGAR. É UMA ARMA PODEROSA. SUA BELA CASA LÁ NA CANTAREIRA JÁ VIROU UM REFÚGIO MEIO CASA DE MÃE. NO ENTANTO, SE ELA ESTIVER OCUPADA, OCUPAÇÃO QUE PODE SER PELO EXCESSO DE COISAS, ATÉ AS SUBJETIVAS
, NÃO INSISTA QUE DEPOIS ELA LIGA. E PODE SER QUE DEMORE, VIU?
MAYRA
, COMIGO, PARECE SEMPRE DIVIDIR. NOSSA PROXIMIDADE NÃO SE ESTABELECE POR ENCONTROS CONSTANTES, MAS O CARINHO É SEMPRE IGUAL, SEJA AO CONVERSARMOS SOBRE QUALQUER ASSUNTO, SEJA PARA ELA PERGUNTAR COMO ANDA MEU CORAÇÃO.
GLAUCE É UMA AMIGA COM QUEM DIVIDO ALGUMAS IDENTIFICAÇÕES: TALVEZ AQUELA TRANSIÇÃO DE UM LADO TRADICIONAL GAÚCHO -AQUELE PORTE DESBRAVADOR- PARA A ESTAPAFÚRDIA
COSMOPOLITA PAULISTANA, QUE A TODOS TRANSFORMA. E TAMBÉM, É UMA IMPRESSÃO PESSOAL, UM CERTO CONHECIMENTO LÚCIDO E DESENCANTADO DO MUNDO DAS OBRIGAÇÕES, ONDE DEVER E PRAZER 'AINDA' FUNCIONAM E ACONTECEM SEPARADOS. COMO SE ESPERÁSSEMOS A NOSSA VEZ PARA VIVER UMA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL MAIS COMPLETA.
JÁ COM A MAYRA
, ACREDITO QUE É PRECISO LEMBRAR À CIDADE DE SÃO PAULO QUE "ELA É CARIOCA, ELA É CARIOCA, BASTA O JEITINHO DELA ANDAR..." E QUE NENHUMA SOMBRA DO QUARTEL GENERAL DO TRABALHO DEVERÁ OFUSCÁ-LA. NÃO CONSTA PREVISTO EM LEI ESSE DIREITO. NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO CONHECI UMA AMIGA SUA, TAMBÉM DO RIO, QUE DISSE PREFERIR TRABALHAR E VIVER EM SÃO PAULO. E FOI COMO SE A ALEGRIA JOVIAL DO RIO DE JANEIRO SE VESTISSE PARA ISSO: TRABALHO E SORRISO.
GLAUCE, QUANDO PODE, TEM AQUELE JEITO DE CUIDAR: "VENHA PARA A FESTA QUE DEPOIS VOCÊ TEM CARONA DE VOLTA". MAYRA, QUE TAMBÉM DÁ CARONAS
, LEMBRA-ME O QUANTO SERÁ LEGAL ESTARMOS REUNIDOS.
OS PONTOS DE COMPLEMENTOS NAS AMIZADES ÀS VEZES PARECEM ETERNOS. EM MOMENTOS AQUI E ALI SE JUNTAM, COMO UMA REFEIÇÃO BEM EQUILIBRADA.
ALIÁS, NOSSOS ENCONTROS ÀS VEZES GANHAM O PERDÃO DA GULA EQUILIBRADA: TÊM CHURRASCO, ARROZ, VINAGRETE
, SALADA VERDE, MAIONESE, SORVETE, CHOCOLATE, PIPOCA, CERVEJA, MÚSICA E JOGOS. E É SEMPRE MUITO BOM.