Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SOBRE 'CUSPIR NO CHÃO É COISA DE MACHO'

COMO O CUSPIR NO CHÃO ÀS VEZES ME PARECE UM EXERCÍCIO DE PODER E AFRONTA-PARCO PODER E PORCA AFRONTA-RESOLVI ESCREVER O TEXTO ANTERIOR DO PONTO DE VISTA DO CUSPIDOR.
UM TEXTO NÃO DEVE SER JUSTIFICADO, APENAS DEVERIA SER BOM, MAS É QUE ME LEMBREI DO QUERIDO ESCRITOR JOÃO ANTONIO COM O CONTO 'AFINAÇÃO NA ARTE DE CHUTAR TAMPINHAS'. UMA COISA DAS MAIS BANAIS TORNA-SE ARTE PELAS PALAVRAS DO PERSONAGEM DE JOÃO ANTONIO, E REVELA O MUNDO INTERIOR DO CIDADÃO SOCIALMENTE À MARGEM. CHUTAR TAMPINHAS NA VERDADE É UMA METÁFORA DE MUITAS COISAS JUNTAS, INCLUINDO UM CAMINHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÓPRIA VIDA.
QUANTO A CUSPIR NO CHÃO, INDAGUEI A AMIGOS DE DIFERENTES PROCEDÊNCIAS SOBRE ESSE HÁBITO E A MAIORIA CONFIDENCIA NÃO SER PRATICANTE; NEM ELES E NEM SEUS OUTROS AMIGOS. TAMBÉM DISSERAM NÃO ENTENDER MUITO DESSA PRÁTICA NUM CONTEXTO MAIS ESPECÍFICO. PARA QUEM AGE COM VERGONHA QUANDO PRECISA CUSPIR NA RUA, EU POSSO DIZER QUE CONTINUO INTRIGADO COM CUSPIDORES 'DESPUDORADOS'. MAS RECONHEÇO QUE O PROBLEMA É MEU.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CUSPIR NO CHÃO É COISA DE MACHO







E DE MACHO COM 'H'. A GENTE MACHO COSPE NO CHÃO POR QUERER, POR PRAZER. TEM TUDO A VER COM UMA COISA DE INSTINTO, MANJA?, DE TERRITÓRIO; EU CUSPO MESMO COM VONTADE QUE É PRA MACHO NENHUM DESCONHECIDO CHEGAR PERTO. PRA ELE SABER QUE ENTRE EU E ELE EXISTE UM LIMITE DE ESPAÇO, QUE É PRA FICAR ESPERTO E RESPEITAR. ÀS VEZES, NA MORAL, EU CUSPO ANTES PRA DEMONSTRAR QUE NÃO FUI COM A CARA DO SUJEITO. NEM É ASSIM TÃO INTENCIONAL, MAS QUANDO VEJO JÁ CUSPI. CUSPIR DE LADO COM A CABEÇA ERGUIDA É SINALIZAR RESPEITO, E QUANDO PINTA UMA INSEGURANÇA EU CUSPO PRA DIZER QUE NÃO TENHO MEDO. UM DIA ME PERGUNTARAM QUE PORRA DE PIGARRO ERA AQUELE, E EU RESPONDI QUE O PIGARRO ERA O DE MENOS, VALIA COMO INTRODUÇÃO. CUSPO PORQUE É NO CHÃO, E SE TIVER QUE CUSPIR NA CARA DE ALGUÉM ENTÃO VOU TER QUE CUSPIR. ACONTECE QUE NÃO SE SAI POR AÍ DESPERDIÇANDO CUSPE. JÁ VIU A COBRA SAIR SOLTANDO VENENO A TORTO E A DIREITO? O CUSPE BEM GUARDADO É UM TRUNFO QUE QUANDO SAI TEM QUE SAIR VOLUMOSO, CONSISTENTE. VOCÊ DE CARA PERCEBE AQUELE ZÉ MANÉ QUE ESPIRRA UM CUSPE POR ENTRE OS DENTES DE CIMA, AQUELE CUSPE MERRECA E ABUSADO DE QUEM NÃO TEM PERSONALIDADE E SÓ SERVE PRA PROVOCAR. O QUE CERTAS PESSOAS NÃO ENTENDEM É QUE NEM SEMPRE UMA CUSPIDA É CHAMADO PRA BRIGA, NÃO TEM NADA A VER. COISA DE RUA, MINHA SENHORA, COISA DE RUA. A GENTE COSPE ÀS VEZES PRA DESANUVIAR SIMPLESMENTE. COSPE PORQUE ENQUANTO A GENTE ESTÁ CUSPINDO PELO MENOS NÃO ESTÁ FAZENDO NENHUMA BESTEIRA. UM CUSPE CHEIÃO É COMO UMA BOFETADA NA CARA DO VEIO PATRÃO, NO ORGULHO DAS COCOTINHAS DO ESCRITÓRIO, NESSE BANDO DE GENTE NA RUA QUE SE ACHA. UMA CUSPIDA ESPARRAMADA ÀS VEZES É INTERVALO PRA NÃO CAIR NO PESCOÇO DO MAURICINHO QUE TE FECHA NO TRÂNSITO. JÁ VIU MAURICINHO CUSPIR? EU JÁ. É DEPOIS QUE ELES ENCHEM O CU DE BEBIDA E A CARA DE PÓ. ENTÃO COMEÇAM A CUSPIR POR CAUSA DO ESTRAGO, VÃO MANCHANDO AS ROUPINHAS DE GRIFE E FALANDO MERDA. NA MINHA VILA O PRAZER DE CUSPIR CHEGA COMO O APAGADOR DE UMA TRILHA. SABE COMO É? NO CHÃO DE TERRA BATIDA QUANDO A GENTE VAI CHEGANDO TARDE DO TRAMPO, O CUSPE NA BURAQUEIRA DA RUA DEIXA A MARCA DE UMA COISA QUE VAI SE APAGAR RAPIDINHO. A TERRA HÁ DE COMER. SE ESTIVER CHOVENDO, ENTÃO, MAIS RÁPIDO VAI SUMIR. DÁ UM CERTO ALÍVIO PORQUE SEI QUE O CUSPE NÃO É LÁ UMA COISA MUITO LIMPA. E MINHA VILA É COMO A MINHA CASA. PODEM FALAR MAL QUE PRA MIM ELA SERÁ SEMPRE LIMPINHA. DEPOIS, NO PORTÃO DA RUA, OLHANDO A VIZINHANÇA DOS CHEGADOS, UM DE LÁ E OUTRO DE CÁ JÁ ME ARRASTAM PRO BOTECO, OU ENTÃO EU VOU POR CONTA. ALI NA MESINHA DO BILHAR, QUASE NA CALÇADA, UMAS MENININHAS VENENOSAS QUE PASSAM, CORPINHOS AJEITADOS NA CALÇA JUSTA E SANDÁLIA DE DEDO, EU COM A BOCA NUMA PINGUINHA NERVOSA, PODE ATÉ ROLAR UMA CUSPIDONA NO CHÃO. MAS DAÍ VAI SER DE PURA ALEGRIA.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PARTIDA ANUNCIADA


HÁ POUCO MAIS DE UM ANO UMA COLEGA DO TRABALHO FALECEU. FOI UMA BATALHA CONTRA O CÂNCER QUE NÃO TEVE JEITO. INICIALMENTE ELA FEZ O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO, RECUPEROU-SE SEM SEQUER PERDER FIO DE CABELO E RETORNOU AO TRABALHO. LOGO EM SEGUIDA PRECISOU DE NOVA LICENÇA, FOI APOSENTADA E DESENVOLVEU DE VEZ A DOENÇA.
NÃO TENDO NUNCA PERDIDO A LUCIDEZ, ÂNGELA SÓ ESTEVE SEDADA NOS ÚLTIMOS MOMENTOS. TINHA CONSCIÊNCIA DE SEU ESTADO E ENFRENTOU A PARTIDA COM UMA MISTURA DE CORAGEM E ACEITAÇÃO. NADA MAIS IMPRECISO DE SE DIZER: ÂNGELA ERA UMA PESSOA DE TEMPERAMENTO E PERSONALIDADE FORTES, ARDIDA MESMO, E SUA POSTURA PERANTE O TÃO TEMIDO CÂNCER, SUPÕE-SE, NÃO PODERIA SER DIFERENTE. ACONTECE QUE NÃO SE PODE ADIVINHAR O SENTIMENTO DO OUTRO COM RELAÇÃO À SUA PRÓPRIA FINITUDE. SABEMOS QUE VAMOS, MAS NÃO QUEREMOS; E TALVEZ UMA ANUNCIAÇÃO QUE SE FAÇA PELA DECADÊNCIA FÍSICA, PAREÇA PERMEADA DE APRENDIZADO. APRENDIZADO PELA DOR REAL DO PACIENTE, PELOS ENJÔOS, PELOS SABORES QUE DEIXA DE SENTIR. APRENDIZADO DAQUELES QUE ACOMPANHAM TUDO E POUCO PODEM FAZER.
ENTÃO A LUTA DIÁRIA VAI TRAZENDO O SEU CANSAÇO, AFUNILANDO OS DIAS, AS VONTADES, A ESPERANÇA. E, MEIO DE FORMA SURPREENDENTE, ORA OU OUTRA TRAZ UM APAZIGUAMENTO. ÀS VEZES CULPA E CONFORMISMO JUNTOS: DE MINHA PARTE, POR TODAS AS VISITAS NÃO FEITAS; PELA MEDICINA, POR TODO O TRATAMENTO POSSÍVEL APLICADO.
ÂNGELA DECLAROU A NÓS, AMIGOS DO TRABALHO, TER PENSADO NAS COISAS QUE PODERIA TER FEITO. ESTAVA CERCADA PELOS DOIS FILHOS E O EX-MARIDO, E NOSSAS VISITAS REPRESENTAVAM UM LADO AFETIVO E PRÁTICO DE SUA VIDA: O LUGAR ONDE ELA PERMANECERA SEUS ÚLTIMOS TEMPOS COMO TRABALHADORA. E TRABALHAR SIGNIFICAVA PRODUZIR, TER SAÚDE, OCUPAR O MUNDO.
EM UMA DE SUAS ÚLTIMAS CONVERSAS CONOSCO, UM SENTIMENTO DE MÃE REVELADO; AO OUVIR DE SEU FILHO MAIS NOVO QUE, SEGUNDO O MÉDICO, MÃEZINHA, DAQUELA INTERNAÇÃO ELA NÃO MAIS RETORNARIA PARA CASA, ÂNGELA DISSE QUE SENTIU PENA DO RAPAZ. LEMBRO DOS VERSOS DE UMA VELHA CANÇÃO: "(...) MEU FILHO, DEUS QUE LHE PROTEJA, E ONDE QUER QUE ESTEJA EU REZO POR VOCÊ ...' E PENSO NA DOR DO NÃO MAIS PODER, EM QUEM PROTEGE QUEM, POR ONDE DE VERDADE TEREMOS QUE CAMINHAR.
ATRAVESSANDO OS CORREDORES DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS DE VOLTA PARA CASA, DEIXAMOS SÔNIA NO QUARTO PARA OUTRA VEZ PERNOITAR COM ÂNGELA.    

SÔNIA, UMA DAS AMIGAS DO TRABALHO QUE MAIS TEMPO DEDICOU A ESTAR COM ÂNGELA. NA SAÍDA, CELSO, JOSUÉ E EU, MOTORISTA E CARONISTAS,   DIVIDINDO O VALOR DO ESTACIONAMENTO, PARECÍAMOS ENTRETIDOS NUMA PARTICULARIDADE DO DIA A DIA. NO HOSPITAL, O SILÊNCIO E A LIMPEZA DOS PISOS; LÁ FORA, OS PRÉDIOS E O TRÂNSITO DE UMA CIDADE SEM FIM. DECIDIR QUEM PAGAVA QUANTO PELO ESTACIONAMENTO, SEM QUE PERCEBÊSSEMOS, SIGNIFICAVA ALI UM BRINDE À VIDA.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

NOTÍCIAS ASSOCIADAS





ENTÃO SÃO 800 CARROS NOVOS POR DIA NAS RUAS DE SÃO PAULO. IMPRATICÁVEL. E ASSIM EU VOU ADIANDO TIRAR UMA HABILITAÇÃO, JÁ QUE O MEDO SEMPRE ACHA UMA DESCULPA. MAIS QUE MEDO, É UMA CONDIÇÃO DE NÃO ME VER DIRIGINDO, DE NUNCA TER ACALENTADO ESSA POSSIBILIDADE DE INDEPENDÊNCIA. OS CUSTOS COM CARRO PODEM SER ALTOS, MAS AS VANTAGENS TAMBÉM. QUEM SEMPRE DIRIGIU, SEMPRE ACABA MOTORIZADO. DOS MEUS GASTOS COM TRANSPORTE PÚBLICO, TALVEZ A GASOLINA SAÍSSE MAIS BARATA.
NO ENTANTO, O RESTANTE DA LISTA PODE SER GRANDE: FINANCIAMENTO, MANUTENÇÃO, SEGURO, ESTACIONAMENTO OU ACHAQUES DE FLANELINHAS, PEDÁGIOS, IPVA, RISCO DE ENVOLVIMENTO EM ACIDENTES, RISCO DE ROUBO COM SEQUESTRO, ETC.
PARA CARROS ROUBADOS EM SÃO PAULO, OS DONOS DOS VEÍCULOS TÊM DIREITO A RECEBER DE VOLTA PARTE DO IPVA PAGO. BEM, E SE O BANDIDO LADRÃO DO CARRO FOR PRESO E REALMENTE JULGADO, SUA COMPANHEIRA MÃE DE SEU FILHO TERÁ DIREITO AO AUXÍLIO RECLUSÃO, PAGO PELOS CONTRIBUINTES. SE NA PRISÃO ESSE BANDIDO ADOENTAR, ELE SERÁ CONDUZIDO A UM PRONTO SOCORRO E PASSARÁ NA FRENTE DE TODOS OS OUTROS CIDADÃOS, MOTORIZADOS OU NÃO, QUE PAGAM SEUS IPVAS, IMPOSTOS E TÊM SEU INSS JÁ DESCONTADO EM HOLERITE. A DESCULPA PARA ISSO É QUE O TAL BANDIDO, AO SER MEDICADO COM PRIORIDADE, SAIA DE IMEDIATO DO CONVÍVIO COM AQUELES QUE O BANCAM.
UMA SENHORA DE DESCENDÊNCIA JAPONESA, CUJO FILHO JOVEM RECÉM INGRESSO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FOI ASSASSINADO, RESPONDE 'NÃO' AO SER INDAGADA SE RECEBEU DO ESTADO ALGUM TIPO DE AJUDA FINANCEIRA OU ASSISTENCIAL. CLARO, O FILHO DO BANDIDO NÃO PODE PASSAR FOME E PAGAR PELOS ERROS DO PAI; E O FILHO DA SENHORA JAPONESA? BEM, CÁ PARA NÓS ESSE JÁ NÃO SENTIRÁ NENHUM TIPO DE FOME. NÃO SE CONTA NESSES CÁLCULOS O QUE A SENHORA JAPONESA GASTOU NA EDUCAÇÃO DO FILHO, TODO O INVESTIMENTO FINANCEIRO E AFETIVO, TODO O POSSÍVEL GASTO COM IMPOSTOS, IPVA'S, ETC., PARA GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E ACESSO DO FILHO À UNIVERSIDADE PÚBLICA. NÃO SERIA UM DIREITO LEGÍTIMO ELA TAMBÉM RECEBER UM AUXÍLIO? DE QUALQUER FORMA, COMO CONTRIBUINTE, ELA CONTINUARÁ, ASSIM COMO TODOS NÓS, FINANCIANDO O FILHO DO BANDIDO.
UMA PREVISÃO OTIMISTA: TALVEZ NO FUTURO ESSE FILHO DE BANDIDO INGRESSE NUMA UNIVERSIDADE.
OU SERÁ QUE ELE ESTARÁ COM UMA ARMA APONTADA NO MEU CANGOTE, LEVANDO MEU CARRO E A MIM NUM SEQUESTRO RELÂMPAGO JUSTAMENTE QUANDO EU, VENCENDO TODAS AS ENCANAÇÕES, RESOLVI TIRAR CARTA E BOTAR UM CARRO NOVO NA RUA, ENTUPINDO MAIS AINDA O TRÂNSITO EM SÃO PAULO?