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sábado, 26 de junho de 2010

DÉBORA



VAMOS PENSAR NUMA PESSOA VISTOSAMENTE ALEGRE.
EU JÁ OUVI MAIS DE UMA VEZ ELA DIZER O QUANTO SOU IMPORTANTE NA SUA VIDA. ACREDITO. CONSIDERANDO MEU TEMPERAMENTO COM UM LADO SOMBRIO, QUEM SABE ATÉ OBSCURO, SINTO QUE A DÉBORA APARECEU PARA RESSALTAR EM MIM UMA INSPIRAÇÃO JOVIAL. FEITO A APARIÇÃO DA BORBOLETA COM SUAS CORES E LEVEZA. ACONTECE QUE A BORBOLETA É SILENCIOSA, MAS A DÉBORA NÃO. ENTÃO TALVEZ FOSSE MELHOR COMPARÁ-LA AOS FOGOS DE ARTIFÍCIO, ÀQUELA EXPLOSÃO CINTILANTE DE PALAVRAS E SORRISOS. TUDO FUGAZ E NUNCA FÚTIL.
ALTA, ALVA, MAGRA, ÀS VEZES LOIRA, ÀS VEZES NÃO, SEMPRE CHEGANDO NO HORÁRIO, ELA ME INSTIGA A VISÃO PRIVILEGIADA DE UM OUTRO MUNDO. MUNDO QUE PODERIA SER APENAS O DA APARÊNCIA PLÁSTICA, DO AGITO, DAS FESTAS. SÓ QUE AO MESMO TEMPO É TAMBÉM O MUNDO DAS INQUIETAÇÕES, DAS IDEIAS, DA FALA GEMINIANA QUASE DISPARADA.
DÉBORA, QUE EU JÁ PRESENCIEI TRISTE, TEM UM JEITO DE ENFRENTAR DESAFIOS COM ENTUSIASMO. E NÃO TEM MEDO DE SIMPLIFICAR FELICIDADE NUMA DAS COISAS QUE ELA PRÓPRIA AUTENTICA: DÉBORA ACOMPANHADA. POUCAS PESSOAS SE PROCLAMAM NASCIDAS PARA O RELACIONAMENTO. PORÉM, É NECESSÁRIO ACREDITAR. NESSA CRENÇA PUERIL, NÃO INGÊNUA, ORA OU OUTRA ENCONTRO NA DÉBORA COISAS APARENTEMENTE PERDIDAS DE MIM MESMO.
QUE MARAVILHA AS AMIGAS LINDAS FAZEM! UM "JU" DELA AO CONVERSAR COMIGO, UM "AI, JU" NAQUELE TIMBRE DE JORNALISTA, NAS OBSERVAÇÕES ENGRAÇADAS QUE FAZ: "VOCÊ MIROU A POÇA", DIZENDO AO PILOTO DE TRILHA COM O CARRO ATOLADO. DE REPENTE ELA SURGINDO NO AMBIENTE COM SUA ELEGÂNCIA, OU SENDO VISTA NUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA DO VENTRE, OU NUM COMERCIAL DA NATURA. AGORA, SIM, EXPOSTA PARA O MUNDO. NO ENTANTO, PARA QUEM A TEM DE PERTO, O DESFRUTE DE SUA DELICADEZA.
COMO UM DESFILE DE VAGA-LUMES NO APAGÃO, DÉBORA TEM A CAPACIDADE DE PASSAR VÁRIAS VEZES PELOS AMIGOS. E POR VÁRIAS VEZES DEIXA SEU PERFUME, SUA INFLEXÃO, SEU RECONHECIMENTO. ALVA, ALTA E TERNA. SEMPRE QUE A VEJO, ACHO QUE MELHORO.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM



ENTÃO O CARINHA ESTAVA FALANDO BEM ALTO AO CELULAR DENTRO DO ÔNIBUS, QUE ERA PARA TODO MUNDO SABER DA VIDA DELE, SABER COMO ELE ERA DESCOLADO, ENFIM, SABER QUE ELE EXISTIA.
SÃO PAULO ESTÁ CHEIA DE GENTE EXIBIDA, CUJO EGO OU É GRANDE DEMAIS OU PEQUENO, SEI LÁ, NÃO SOU PSICÓLOGO NEM SOCIÓLOGO PARA ANALISAR. SOU, SIM, APENAS UM CIDADÃO QUE OBSERVA, JULGA E, SE POSSÍVEL, TAMBÉM MALTRATA O OUTRO QUANDO ESTE É FOLGADO. AFINAL, CHEGA DE QUERER SER FINO E VER O LADO DAS PESSOAS. JÁ BASTA TER QUE SUPORTAR NO DIA-A-DIA DO TRABALHO DE ATENDIMENTO TODA A CLASSE DE GENTE: MENTIROSOS, MAL EDUCADOS, MANIPULADORES. POIS QUEM TRABALHA COM O PÚBLICO NÃO PODE ESCOLHER.
É CLARO QUE NÃO SAIO POR AÍ FALANDO OU BRIGANDO COM TODO MUNDO PORQUE NÃO VOU QUERER APANHAR, OU LEVAR UM TIRO DE BOBEIRA, MAS POR DENTRO UMA REVOLTA ACONTECE. ENTÃO PRECISO LEMBRAR QUE EU NÃO SOU DAQUELE JEITO QUE O INCOMODADOR É, E VOU ME SENTINDO SUPERIOR A ELE, GRAÇAS A ELE MESMO. E QUEM NUNCA SE SENTIU SUPERIOR A ALGUÉM QUE ATIRE A PRIMEIRÍSSIMA PEDRA! DE VERDADE, UM SUJEITO FALANDO ALTO AO CELULAR NÃO É NADA ASSIM TÃO IRRITANTE, SÓ É SURPREENDENTE, QUANDO PREZAMOS POR NOSSA PRIVACIDADE, VER ALGUÉM QUE PRECISA DO CONTRÁRIO.
ENTÃO DE UMA HORA PARA OUTRA O PALESTRANTE PAROU DE FALAR, ACHO QUE A OPERADORA DELE NÃO ERA A OI, E FEZ-SE UM SILÊNCIO DE ALÍVIO. SILÊNCIO DE DOIS SEGUNDOS, ROMPIDO AGORA PELO SOM FUNK. SAÍDO DE ONDE? DO CELULAR. EU ATÉ GOSTO DO RITMO, MAS SÓ POR TÊ-LO ASSOCIADO AO CARINHA, A REJEIÇÃO FOI CERTEIRA. REJEITARIA ATÉ SE FOSSE UMA MÚSICA DE MINHA PREFERÊNCIA, AINDA MAIS NAQUELE SOM ALTO E DISTORCIDO.
VALE LEMBRAR QUE EU ESTAVA SENTADO NUM BANCO SOLITÁRIO, BEM DE FRENTE PARA A PORTA DE SAÍDA, AQUELE BANCO QUE MAIS PARECE LUGAR DE PEDIR ESMOLA, QUE QUANDO A GENTE LEVANTA ELE DOBRA O ASSENTO E FAZ UM BARULHÃO. NAQUELE BANCO EM QUE CORPO CHACOLHA LATERALMENTE QUANDO O MOTORISTA ARRANCA OU FREIA. NAQUELE BANCO QUE É, A MEU VER, UM BANCO DE TROUXA, SEM DIREITO A JANELA, ONDE SEU PÉ PODERÁ SER PISADO A QUALQUER INSTANTE. PESSOAS QUE SENTAM NESSE BANCO ESTÃO SUJEITAS TAMBÉM A UMA CONDIÇÃO: DESPREZO DAQUELES QUE CONSEGUIRAM BANCOS REGULARES, DESPREZO MAIOR DAQUELES QUE TIVERAM A OMBRIDADE DE PERMANECER EM PÉ A AMARGAR UM BANCO MÍSERO SEM PERSONALIDADE. FORA O FATO DE QUE ALGUÉM SENTADO ALI FAZ DIMINUIR O ESPAÇO PARA OS QUE ESTÃO EM PÉ. SENTADO NESSE BANCO SINTO-ME UM 'DALITI'.
MAS VOLTANDO AO FUNK CACHORRO: UMA ADOLESCENTE, MEIO ABRAÇANDO UMA MULHER QUE DEVERIA SER SUA MÃE, ESTAVA CURTINDO O SOM FUNK E ALI NA PORTA, ESPERANDO PARA DESEMBARCAR NO PRÓXIMO PONTO, FICAVA DANÇANDO DE LEVE. NA MEDIDA EM QUE O PONTO FICOU MAIS PRÓXIMO, QUEM CHEGOU SE APROXIMANDO DA PORTA TAMBÉM PARA DESEMBARCAR? O TAL DO CARINHA FALADOR. ACONTECE QUE ELE CHEGOU RESMUNGANDO, MUITO DO BRAVINHO, E O SOM DO FUNK NÃO AUMENTOU NEM DIMINUIU PORQUE NÃO ERA ELE QUEM ESTAVA OUVINDO. ELE DEFINITIVAMENTE NÃO ERA FÃ DE FUNK E EU NÃO SEI POR QUE NÃO PERCEBI ISSO ANTES. CHEGOU PRÓXIMO DA MÃE E FILHA DIZENDO ALGO COMO 'ESSA MÚSICA DO CARALHO' E A ADOLESCENTE, SEM ENTENDER TAMANHA BRAVEZA, OLHOU PARA ELE COM UM AR DE INTERROGAÇÃO MUITO ENGRAÇADO. ATÉ PAROU DE DANÇAR MAS LOGO, DANDO DE OMBROS, COMO SE DISSESSE 'AH, EU GOSTO', REBOLOU DE NOVO. OS TRÊS, ENTÃO, DESCERAM NO PONTO, O FALADOR NÃO CONSEGUIU ADEPTOS NA SUA RECLAMAÇÃO E EU, JÁ NÃO PRECISANDO MAIS ATURAR NINGUÉM, DESCERIA NO PONTO SEGUINTE.
MAS SABE QUE ATÉ CURTI ESSE FUNK?

sábado, 19 de junho de 2010

ÁUREA

SÁBADO DESSES RETORNEI AO MUSEU LASAR SEGALL, NO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO, PARA VISITAR MINHA AMIGA ÁUREA, A ORIENTADORA. REENCONTREI ALGUMAS PESSOAS E CONHECI OUTRAS. NA SALA DE AULA, CURIOSAMENTE, FOI COMO SE EU NUNCA TIVESSE DEIXADO DE FREQUENTAR O CURSO. ACREDITO QUE A SENSAÇÃO SEJA NORMAL QUANDO SE FOI 'ATIVO FIXO' DE UM LUGAR POR VÁRIOS ANOS, MESMO DEPOIS DE OUTROS TANTOS ANOS JÁ AFASTADO.
O MUSEU, NA FIGURA DA ÁUREA, FOI MINHA SEGUNDA SALA DE AULA, ONDE APRENDI SOBRE ESCRITA E BOAS MANEIRAS. UM POUCO DESSA EDUCAÇÃO PASSADA PELA ÁUREA, E QUE ALGUMAS VEZES ESBARROU EM CONFLITOS NORMAIS DE QUALQUER RELAÇÃO, NÃO IMPEDIU SEPARARMOS O JOIO DO TRIGO, DE SERMOS PRÓXIMOS TAMBÉM FORA DO MUSEU. LEMBRO-ME DE TER GANHO DELA UM JANTAR DE TRUTA COM ALCAPARRAS, NUM EXTINTO RESTAURANTE DA AUGUSTA, POR OCASIÃO DE MEU ANIVERSÁRIO. FOI NUMA ÉPOCA DE DESEMPREGO E VACAS MAGRAS, MAS TAMBÉM DE ESPERANÇOSO E CONTÍNUO EXERCÍCIO DA ESCRITA. DEPOIS FUI AJUDADO POR ELA TAMBÉM NOS MEUS 'BICOS' COMO PROFISSIONAL DA LIMPEZA, TRABALHANDO EM SUA CASA, NA CASA DE SUA MÃE. ERA A MINHA FASE DE 'AUTÔNOMO', QUE DUROU POUCO, POIS TRABALHOS MELHORES FORAM APARECENDO. ATÉ UM PROJETO REMUNERADO DENTRO DO PRÓPRIO MUSEU, MISTURA DE MÚSICA E LITERATURA, POR INTERMÉDIO DA ÁUREA RENDEU A MIM E A OUTROS AMIGOS UM CACHÊ.
OLHANDO PARA TRÁS, VENDO PARTE DESSA MINHA TRAJETÓRIA E COMO EU FUI CHEGANDO IMATURO NO MUSEU, NÃO DÁ PARA NÃO 'LAUREAR' MINHA AMIGA NO PAPEL DE EDUCADORA: AQUELA QUE RELEVAVA CERTAS BESTEIRAS QUE A GENTE FALAVA OU FAZIA, QUE NÃO RELEVAVA CERTAS COISAS MAL ESCRITAS, MAS QUE DE UM JEITO ATENTO OBSERVAVA E INCENTIVAVA CADA UM NO SEU MELHOR. ESSA RELAÇÃO, TÃO PARADOXAL, NÃO FOI E NEM NUNCA SERIA ISENTA DE BURACOS, MOMENTOS EM QUE NOS RESSENTIMOS POR UMA 'SUPOSTA' FALTA DE ATENÇÃO DO OUTRO. ACONTECE QUE AMADURECER SIGNIFICA TAMBÉM LIDAR COM AS PRÓPRIAS CARÊNCIAS.
ÁUREA, CUJO SIGNIFICADO DO NOME VEM DO LATIM AURUM-FEITO DE OURO- BRILHANTE, MAGNÍFICO, NOBRE, É UMA PESSOA QUE NO EXTERNO SEMPRE EVITOU APOIAR A CHAMADA 'COITADICE' (COMO ELA MESMA DIZ) DO OUTRO, DETESTA CONVERSA FIADA, MAS ESTÁ SEMPRE PRONTA A APOIAR O NOSSO SUBJETIVO NA ESCRITA. ENTÃO ESSA NOBREZA, QUE ÀS VEZES PODE SE TRADUZIR EM POSTURA DE COLOCAR O CORRETO, LITERARIAMENTE FALANDO, NA LINHA, VEM SEGUIDA DE UM ENTUSIASMO COM RELAÇÃO AOS TRABALHOS LIDOS EM AULA, MAIORIA DOS QUAIS ELA VAI LEMBRAR.
NÃO É À TOA QUE EM MEUS ACHADOS LITERÁRIOS, NAQUELA FRASE LEGAL QUE PARECE CAÍDA DO CÉU, FICO IMAGINANDO SE ÁUREA A ACHARIA BONITA OU NÃO. NUMA ESPÉCIE DE CRIVO DESSA MÃE LITERÁRIA, UMA VOZ QUASE INAUDÍVEL, COMO EM SONHO, REPETE O QUE UMA VEZ ELA ME DISSE: 'PARA SER ESCRITOR, VOCÊ NÃO PODE TER PRECONCEITOS, NEM COM AS COISAS E NEM COM AS PALAVRAS'. HOJE, MAIS DE VINTE ANOS DEPOIS, POSSO DIZER QUE POR ESSA FRASE BUSCO REVER MEUS VALORES, NA ESCRITA, A CADA INSTANTE.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

KAREN LANCAUME MORREU MESMO












E BEM ANTES DE EU SABER QUE ELA EXISTIU. NUM VÍDEO NO YOUTUBE EM HOMENAGEM A VÁRIOS ATORES E ATRIZES PORNÔS MORTOS, A FOTO À ESQUERDA LÁ EM CIMA FOI MINHA PRIMEIRA VISÃO DESSA MULHER DE FEIÇÕES ENCANTADORAS. SOU INCORFORMADO E OBSESSIVO POR VIDAS QUE PARTEM AINDA CHEIAS DE BELEZA E JUVENTUDE. E SINTO UMA ATRAÇÃO INATA PELA TRANSGRESSÃO. A PORNOGRAFIA PODE SER ENTENDIDA COMO UMA TRANSGRESSÃO, MAS HÁ TEMPOS É NEGÓCIO LUCRATIVO. E TÃO DIFÍCIL QUANTO QUERER DESVENDAR ESSE UNIVERSO, MAIS IMPOSSÍVEL SERIA ADENTRAR A INTIMIDADE DAS PESSOAS QUE, COMO KAREN, SE JOGAM PARA A MORTE.
O VÍDEO CITADO, "Dead Porn Stars Memorial www.shelleylubben.com", COM A MÚSICA 'VAN NUYS' DE FUNDO, TOCADA PELO GRUPO DE ROCK SIXX.AM, É DE UMA EX-ATRIZ PORNÔ QUE HOJE EM DIA SE DEDICA À CAUSA DE QUE A PORNOGRAFIA DESTRÓI VIDAS. A MÚSICA, CUJO TRECHO TRADUZIDO DIZ: "(...) EU NÃO QUERO QUE MINHA MÃE SAIBA QUE EU NUNCA AMEI MINHA VIDA E QUE EU VENDI MINHA ALMA (...)", TEM PARTES REPETIDAS DE FORMAS DIFERENTES, ÀS VEZES NUM TOM BAIXO, ÀS VEZES NUM TOM ALTO, NUM CANTO BEM DESESPERADO DE DOR. VALE A PENA ASSISTIR E OUVIR COM CUIDADO.
LOGO DEPOIS DE CONHECER A IMAGEM DE KAREN, BUSQUEI OUTROS VÍDEOS COM ELA NO YOUTUBE. UMA HOMENAGEM (DE 'RABYTE'), COM TRECHOS NÃO PORNOGRÁFICOS DO FILME "BAISE-MOI", FOI ACHADA. TAMBÉM COM MÚSICA CUJA VOZ QUASE INFANTIL DA CANTORA REPETE UM "POR QUE...(...)?" ALGUMAS VEZES, ENQUANTO SE VÊ A IMAGEM DE KAREN E RAFAELLA ANDERSON. ESSA INTENÇÃO DE REPRESENTAR UMA PESSOA AO SOM DE DETERMINADA MÚSICA, COMO EM FILMES, OCUPA O LUGAR DE UM SENTIMENTO E, POR MAIS ARTIFICIAL QUE SEJA, SUGERE O QUANTO DE MISTÉRIO OU TRAGÉDIA NÃO SE SUPUNHA ALI. MAIS: O QUANTO DE MEIGUICE E DOÇURA É POSSÍVEL ATRIBUIR ÀS PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUA CONDIÇÃO NO MUNDO.
DEPOIS DESSA FASE, EM QUE A ATUAÇÃO DE KAREN POUCO IMPORTAVA PARA MIM, ESBARREI EM SEUS FILMES EXPLÍCITOS E ACORDEI, POR ASSIM DIZER, PARA O LADO OBJETIVO DA PORNOGRAFIA. ACHO QUE UMA RECENTE CONHECIDA, CHAMADA INÊS, FOI QUEM DESTACOU UM ASPECTO PARADOXAL DA PORNOGRAFIA: A INTIMIDADE MOSTRADA NA MAIOR PARTE DAS VEZES SEM INTIMIDADE. TALVEZ ESTEJA AÍ O GRANDE NÓ. TENHO CONSCIÊNCIA DE QUE QUALQUER TENTATIVA DE DEFINIR ESSE ASSUNTO SERIA RASTEIRA OU INGÊNUA. A PORNOGRAFIA, ENTENDIDA COMO ENTRETENIMENTO, NÃO EXISTIRIA SE NÃO HOUVESSE PÚBLICO E SE NÃO RESSOASSE DENTRO DE UMA PARCELA DO IMAGINÁRIO INDIVIDUAL. A PORNOGRAFIA COMPREENDE TAMBÉM O ASSUNTO SEXO E SEUS DIFERENTES TRATAMENTOS. NEGÁ-LA NO SEU LADO DIVERTIDO, DIDÁTICO OU RELAXANTE SERIA COMO NEGAR UMA POSSIBILIDADE TAMBÉM OBSCURA DE SUA EXPOSIÇÃO, TANTO DO LADO DE QUEM A PRODUZ COMO DA PARTE DE QUEM A CONSOME.
NÃO SEI QUAL VAZIO FEZ KAREN LANCAUME TRANSGREDIR; TRANSGREDIR NO SENTIDO DE DECIDIR PELA MORTE TÃO CEDO, DE PRECIPITAR-SE NUM ADEUS ÀS COISAS QUE DOÍAM. A INTIMIDADE DA MENTE, NÃO SE COMPARANDO À EXPOSIÇÃO DA NUDEZ OU DO ATO SEXUAL, É ALGO IMPENETRÁVEL. SÃO MUITAS DESSAS HISTÓRIAS NO MUNDO, COM PESSOAS DE UNIVERSOS DIFERENTES.
NO CASO DE KAREN, NÃO DÁ PARA NÃO PENSAR NO QUANTO ELA AINDA PODERIA TER REPRESENTADO, APENAS COM O ROSTO E O OLHAR, O ROTEIRO DE OUTRA HISTÓRIA.